WWDC 2021: macOS 12 Monterey traz forte integração com ecossistema Apple

WWDC 2021: macOS 12 Monterey traz forte integração com ecossistema Apple

O evento da Apple para desenvolvedores WWDC 2021 aconteceu nesta segunda-feira (7) com novidades para quem desenvolve aplicativos e produtos e também para quem tem dispositivos da Apple e esperam por novidades e melhorias.

Por isso, é crucial que o evento apresente novas versões do ecossistema da empresa, como é o caso do macOS 12 Monterey, o novo sistema operacional do Macbook que traz mudanças bem vindas, principalmente em relação à integração com outros dispositivos da marca.

Com o macOS 11 Big Sur, a Apple havia decidido focar no visual do sistema operacional, dando uma melhorada também nos aplicativos mais utilizados. Já o macOS 12 Monterey vem focado em melhorar ao máximo a experiência e facilidades como o uso integrado com outros aparelhos.

E é com esse intuito que a empresa anunciou o Universal Control (Controle Universal). Ele permitirá que você possa controlar dois dispositivos a partir dos controles de apenas um. Ou seja, se você estiver usando um Mac e um iPad juntos e lado a lado, você pode simplesmente arrastar uma imagem ou documento do MacBook direto para o iPad usando o trackpad do computador.

Também é possível fazer o inverso, ou seja, trazer um arquivo do iPad para o Macbook através do trackpad. Outra função interessante é poder digitar algo no iPad usando o teclado do Macbook. Com isso você controla as funções dos dois usando os controles apenas do computador da Apple.

Essa integração já virá nos aparelhos de forma nativa, sem precisar instalar nada extra, e também será mais completa. E o melhor é que ela permitirá que você possa usar não apenas 2 dispositivos, mas até 3 ao mesmo tempo e todos integrados.

Quem também chega ao macOS 12 Monterey é o Airplay. A ferramenta permitirá o compartilhamento de conteúdo de um iPhone ou iPad diretamente para um Mac. Além disso, com essa ferramenta, você poderá usar o sistema do som do seu Mac como um alto falante. Ou seja, escolhe uma música no iPhone e coloca para tocar no som do Mac.

Outra novidade para o Mac com o novo sistema operacional é a chegada do Shortcuts (Atalhos) que até então só estava disponível no iPhone e no iPad. Com ele, você pode criar atalhos para ações que você usa com frequência. O próprio macOS já traz uma biblioteca com atalhos prontos caso você queira usá-los.

Embora o foco do macOS 12 Monterey não seja a mudança visual, o Safari ganha uma repaginada bem interessante. Agora a barra de abas está ocupando menos espaço, e ela muda de cor a depender da cor do fundo do site que está em exibição. Esse detalhe dá a impressão de que a página ocupa mais espaço na tela.

O navegador também ganha função para agrupar abas, visando facilitar o uso, principalmente para quem trabalha com diversos endereços ao mesmo tempo ou está fazendo pesquisa de lista de compras ou viagens. E o que é melhor: esse grupos de abas podem ser sincronizados com iPhone, iPad ou até mesmo outro Mac.

E, assim como o iOS 15, o macOS 12 também recebe o modo Focus, que permite que você possa filtrar notificações a depender do que está fazendo no momento. Se estiver ocupado no trabalho, por exemplo, poderá filtrar para que apenas notificações de colegas ou do seu chefe apareçam na tela.

O FaceTime ganha isolamento de voz com inteligência artificial capaz de impedir ruídos do ambiente ao redor, o SharePlay possibilita o compartilhamento de músicas através do FaceTime e o Notes ganha ferramenta para facilitar anotações rápidas com um bloquinho sempre à postos.

A versão de testes aberta para o público será liberada em julho, mas a versão final do macOS 12 só deverá sair entre setembro e outubro de 2021. Aqui estão os modelos compatíveis:

  • iMac: final de 2015 ou posterior
  • iMac Pro: modelo 2017 ou superior
  • MacBook Air: início de 2015 ou posterior
  • MacBook Pro: início de 2015 ou posterior
  • Mac Pro: final de 2013 ou posterior
  • Mac Mini: final de 2014 ou posterior
  • MacBook: começo de 2016 ou superior.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top