WWDC 2021: Apple anuncia o iCloud+

WWDC 2021: Apple anuncia o iCloud+

Uma das grandes preocupações no uso de serviços online atualmente é a garantia da privacidade dos usuários. Pensando nisso, a Apple aproveitou o seu evento WWDC 2021 para desenvolvedores nesta segunda-feira (7) para anunciar melhorias e novidades nos serviços do iCloud+ e da Siri.

Uma delas é o uso do proxy Private Relay usado pelo iCloud+ e que tem como objetivo ocultar o IP do usuário durante a navegação no Safari. Ele não é uma VPN, porém funciona de forma muito semelhante já que utilizará duas redes separadas para transmitir o tráfego da internet. Essas duas redes garantem um IP anônimo da região e um fornecimento de informações sem detalhes como a localização real do usuário.

Uma outra função de privacidade que chega ao iCloud+ é a Hide My Email. Ela tem como objetivo proteger o endereço de e-mail do usuário, e no caso de registros em sites suspeitos, ela fornece dados aleatórios. Uma ótima forma de se proteger contra spams e até mesmo tentativas de phishing. Ou seja, é como se você criasse um e-mail único para esse site, com informações aleatórias e que não será usado para mais nada.

Quem também entra na onda é o Safari e o Mail, que também contarão com recursos para esconder o IP do usuário. Além disso, eles vão ganhar a capacidade de impedir um rastreamento por pixels invisíveis, algo que acontece geralmente com o intuito de conseguir informações sobre o usuário.

Você também vai poder ficar por dentro das atividades dos aplicativos através de um Relatório de Privacidade. Ele mostrará quais dados foram acessados por cada um dos aplicativos do smartphone, com informações detalhadas e incluindo até data. Caso você não esteja satisfeito com o uso de algum tipo de dado por um dos aplicativos, é possível configurar suas preferências para impedir que isso continue acontecendo.

Outro foco de privacidade da Apple foi a Siri, a assistente de voz e inteligência artificial da empresa. A grande novidade para ela, é que a Siri poderá executar funções básicas como criar um alarme, abrir um aplicativo, iniciar uma música, sem precisar de uma conexão com a internet.

Ela também vai te fornecer relatórios a respeito dos dados acessados por aplicativos e oferece opção de bloquear rastreamento de navegação. 

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top