WWDC 2021: iPadOS 15 é anunciado com foco em multitarefa

WWDC 2021: iPadOS 15 é anunciado com foco em multitarefa

A WWDC 2021 aconteceu nesta segunda-feira (7) e trouxe várias novidades da Apple para o público. Uma delas foi o anúncio da nova versão do iPadOS, o sistema operacional feito exclusivamente para os iPads da empresa.

O iPadOS 15 chega com diversas melhorias como um gerenciamento melhor dos widgets e customização da tela de início, mais recursos para o modo multitarefas, funções extras para o aplicativo Notas, a chegada do Traduzir para o sistema e até mesmo um aplicativo que te ajuda a desenvolver outros aplicativos.

Para começar, vamos falar sobre os widgets, que já tinham sido lançados para os iPads, mas de forma ainda um tanto limitada. Até a versão 14 do sistema operacional, os widgets eram mantidos apenas na aba lateral que aparece na tela inicial.

Com a chegada do iPadOS 15, você vai poder mover esses widgets na tela de forma livre, como já acontece com os iPhones. Eles também terão um tamanho maior, para aproveitar a tela grande do dispositivo, além de contarem com uma galeria exclusiva com diversas opções.

E por falar em tela grande, uma ferramenta muito utilizada nos iPads é a de multitarefa, e ela ganha novidades também com a nova versão do sistema operacional. Agora você poderá gerenciar os aplicativos abertos a partir de um menu que aparecerá no topo da tela, podendo coloca-los em tela cheia, ocupando apenas metade da tela ou espremidos na lateral.

Quando você abrir dois aplicativos simultaneamente, eles poderão ser controlados de forma individual. Usando esse modo, será possível ampliar alguns elementos para ocupar a tela toda por alguns instantes caso você queira ler alguma coisa com mais conforto ou observar alguma imagem com mais detalhes.

O app Notas também ganha melhorias, como algumas ferramentas que facilitam a edição de documentos compartilhados como tags ou menções. Outro recurso interessante que chega ao aplicativo é o de Notas Rápidas. Para acessar, basta arrastar o dedo para cima a partir do canto inferior esquerdo da tela. O objetivo desse recurso é facilitar com que você possa copiar informações de um site ou aplicativo aberto. Por exemplo, você pode colar o endereço de um site no Notas sem precisar fechar o navegador para isso.

Uma novidade muito legal que a Apple trouxe para o iPadOS 15 é a chegada do aplicativo Traduzir. Ele poderá fazer traduções de forma automática e será capaz de identificar qual é o idioma falado ou escrito. Inclusive, a escrita poderá ser feita com o Apple Pencil, já que ela é compatível com o app.

E se você gosta de criar, vai adorar saber que o iPadOS 15 traz um aplicativo que te ajuda a criar outros aplicativos. É o Swift Playgrounds, que chega em uma versão melhorada com aprendizado de códigos mais simplificado. Assim, os próprios usuários poderão criar seus apps para as lojas virtuais da Apple.

O iPadOS 15 poderá ser instalado por qualquer iPad que já tenha a versão iPadOS 14 e será lançado entre setembro e dezembro de 2021. Aqui estão os modelos compatíveis:

  • iPad Pro de 12.9 polegadas (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª geração)
  • iPad Pro de 11 polegadas (1ª, 2ª e 3ª geração)
  • iPad Pro de 10.5 polegadas
  • iPad Pro de 9.7 polegadas
  • iPad (8ª geração)
  • iPad (7ª geração)
  • iPad (6ª geração)
  • iPad (5ª geração)
  • iPad mini (5ª geração)
  • iPad mini 4
  • iPad Air (4ª geração)
  • iPad Air (3ª geração)
  • iPad Air 2

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top