WWDC 2021: Apple anuncia o iOS 15

WWDC 2021: Apple anuncia o iOS 15

Nesta segunda-feira (7) a Apple realizou a WWDC 2021, onde apresentou diversas novidades sobre o seu ecossistema de softwares. A estrela principal foi o iOS 15, que trouxe melhorias nas notificações e introduziu a função SharePlay, que permite assistir filmes junto com amigos através do FaceTime.

NO iOS 15 o foco ficou por conta da produtividade e aumento do foco. Todos sabemos que uma coisa que pode tirar a concentração e a produtividade de qualquer um são as notificações. No iOS 15 as notificações serão agrupadas de maneira inteligente. Aquelas notificações que não são urgentes serão agrupadas em uma coleção para serem vistas em outro momento.

Ainda com o objetivo de manter o nosso foco e produtividade, a função Focus recebeu melhorias interessantes. Agora é possível definir perfis para o Modo Não Perturbe. Assim, ele terá configurações diferentes de quando você estiver no trabalho, estudando ou dormindo.

Dependendo do tipo de perfil e das configurações que você setou, as notificações e até mesmo a disposição dos aplicativos é diferente. Será possível escolher quais notificações vão aparecer, quais aplicativos podem enviar notificações e até mesmo quais pessoas aparecerão nas notificações. Por exemplo, você pode configurar para que apenas as mensagens da sua esposa e do seu chefe apareçam e todas as outras sejam ocultadas.

O FaceTime foi outro recurso que ganhou uma atenção especial da Apple na WWDC 2021. Agora o app dispõe de áudio espacial e microfone com isolamento de ruídos. Outra novidade bacana é o modo retrato, que deixa o fundo desfocado durante as chamadas de vídeo. Essa é uma função legal para quando sua casa está bagunçada e você não quer deixar isso muito evidente.

Vamos falar agora do SharePlay, que trouxe muitas novidades para o sistema. Através deste recurso, quando você estiver em uma chamada de vídeo, é possível tocar uma música no Apple Music para todos ouvirem. O mesmo acontece com filmes e séries da Apple TV+, Disney+ e outros serviços de streaming compatíveis. Essa é uma forma de assistir filmes junto com seus amigos em tempos de pandemia.

O FaceTime também ganhou funcionalidades que são bem parecidas com as já existentes no Zoom e no Google Meet. Você pode criar links de ingresso em videochamadas e usuários de outros sistemas operacionais, como o Android, podem entrar e participar. Lembrando que o acesso é feito pelo navegador.

A Apple também investiu na inteligência do iOS 15. Agora ele é capaz de reconhecer objetos e textos em até 7 idiomas. E o Português Brasileiro está incluso! O Spotlight, por sua vez, agora faz buscas por imagens. 

Em termos de privacidade, a novidade fica com o App Privacy Report, que permite que você tenha controle dos dados acessados pelos aplicativos instalados no seu iPhone. 

A Siri, disponível em Português, agora também poderá atender a requisições nos aparelhos sem a necessidade de uma conexão com a internet. E enquanto o Safari poderá impedir que sites tenham acesso ao seu IP ao limitar rastreadores, o iCloud+ trará a opção para esconder o seu endereço de email. 

E falando em aplicativos da Apple, as novidades chegam também para outros como o app Saúde, que permitirá que você compartilhe seus dados com pessoas de confiança, o Apple Maps que ganhará melhoria nos mapas e no modo de navegação, e o Wallet, que agora terá suporte para chaves de casas, crachás e até documento de identificação. 

A versão final do iOS 15 será liberada para todos em setembro, mas a versão aberta para testes chegará no mês que vem.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top