Quais materiais afetam a propagação do sinal Wi-Fi?

Quais materiais afetam a propagação do sinal Wi-Fi?

Hoje em dia, dificilmente encontramos dispositivos conectados via cabo de rede à Internet, isso porque os roteadores Wi-fi são mais práticos, já que vários dispositivos podem se conectar de forma simultânea através do sinal wi-fi.

No entanto, existem diversos fatores que podem contribuir para que o sinal não seja bom, atrapalhando a conexão e reduzindo a velocidade, e muitas vezes as pessoas não percebem que alguns objetos podem prejudicar o sinal.

Sinal wi-fi
Sinal wi-fi | Reprodução: Rawpixel

Caso a conexão for instável, mesmo próxima ao roteador, um dos elementos citados abaixo pode afetando a propagação do sinal.

Confira a lista de materiais que podem estar causando essa interferência, e saiba como resolver!

Quais são os materiais que podem causar interferência no sinal do Wi-fi?

Os elementos que estão elencados estão presentes em todos os lares, por isso sua identificação é mais complicada. Veja a seguir.

Espelhos

Quantos espelhos você tem na sua casa? Se a resposta for mais de um, saiba que ele pode estar causando a interferência do sinal do seu Wi-fi. As superfícies metálicas que são refletoras, como o espelho, podem auxiliar na distribuição do sinal.

No entanto, dependendo da forma com que eles estejam posicionados, pode ser que “feitiço vire contra o feitiço” e ele acaba atrapalhando ao invés de ajudar.

Verifique se não há nenhum espelho posicionado em frente ao roteador, pois se estiver, o roteador pode estar sendo acometido pelo efeito “bate e volta”, onde ele não estaria sendo propagado pelo ambiente, mas sim sendo “devolvido” à sua origem.

Mas, os espelhos não são os vilões nesse caso, o culpado por esse efeito é o metal presente no revestimento do fundo do espelho.

Água

A água é uma barreira natural, e quanto maior for sua concentração, maior será a interferência causada.

Em locais próximos à praia, cachoeiras ou rios, isso não ocorre, pois trata-se de um ambiente aberto.

No entanto, em casa, por ser um ambiente fechado, acontece a interferência do sinal, e um dos principais vilões são os aquários.

Dispositivos sem fio

Microondas e outros dispositivos sem fio podem causar interferência do sinal do seu Wi-fi, por que eles operam, em sua grande maioria, na frequência de 2,4GHz, que é a mesma frequência que os roteadores utilizam.

Salvo os modelos de roteadores mais novos no mercado, como os dual-band, que operam em 5GHz.

Para não sofrer com um sinal instável, opte pelos modelos dual-band, que operam nas duas faixas, e se for possível, mantenha na faixa mais alta, para que seu roteador não fique sujeito à interferências de outros dispositivos.

Paredes

As paredes são obstáculos naturais, e que podem causar falhas no sinal do Wi-fi. Porém, existem materiais que são utilizados nas construções que causam mais interferência do que outros.

As paredes feitas com tijolos possuem uma densidade menor do que as paredes de gesso ou de concreto. Os azulejos também causam interferência na propagação do sinal.

Para não ter esses problemas na sua casa, escolha um local onde o roteador fique em um ambiente livre, com poucos impedimentos. E caso não seja possível, opte pelo uso de repetidores de sinal para que a propagação possa alcançar todos os cômodos da casa.

Como melhorar a propagação de sinal Wi-fi na sua casa?

Existem diversas maneiras simples para conseguir melhorar o sinal Wi-fi na sua casa. Confira a seguir:

  • Escolha o ponto mais adequado da sua casa para instalar o roteador, levando em consideração as orientações anteriores;
  • Sempre faça as atualizações necessárias no roteador;
  • Utilize uma antena de qualidade;
  • Mantenha a segurança das suas informações, utilize senhas fortes e protocolos seguros;
  • Utilize um repetidor de sinal Wi-fi para propagar o sinal por toda a casa;
  • Reinicie de vez em quando o seu roteador, para que ele possa baixar as atualizações necessárias;

Certamente com as dicas apresentadas nesse artigo, você conseguirá usufruir de uma qualidade melhor de sinal Wi-fi na sua residência.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top