
Ex-CEO da Apple alerta: OpenAI é a primeira ameaça real à empresa em décadas
Ex-CEO da Apple alerta: OpenAI é a primeira ameaça real à empresa em décadas
A Apple enfrenta seu adversário mais desafiador desde os anos 1990. A afirmação vem de John Sculley, ex-CEO da empresa, durante participação na conferência Zeta Live em Nova York nesta quinta-feira. Para ele, a OpenAI representa “o primeiro concorrente real” que a Apple teve “em muitas décadas”.
O diagnóstico de Sculley é direto: “IA não tem sido um ponto forte para eles”. A Apple preferiu não comentar o posicionamento do ex-executivo.
A Apple perdeu o ritmo na corrida da IA
Os números confirmam o atraso. Enquanto OpenAI, Google, Amazon e Meta lançam atualizações constantes de seus produtos de inteligência artificial, a Apple tropeça em lançamentos básicos. O exemplo mais recente: a reformulação da Siri com IA foi adiada no início de 2025, movimento raro para uma empresa conhecida pela pontualidade.
Sculley comandou a Apple entre 1983 e 1993, período em que aplicou técnicas de marketing da PepsiCo (onde criou o famoso “Desafio Pepsi”) para popularizar a marca Mac. Sua gestão foi marcada por tensões constantes com Steve Jobs, cofundador da empresa, que acabou saindo em 1985 antes de retornar triunfante em 1997.
A era dos apps acabou. Bem-vindo aos agentes autônomos
O ex-executivo abordou os rumores sobre uma possível aposentadoria de Tim Cook, atual CEO da Apple. Para Sculley, o próximo líder enfrentará um desafio maior: pilotar a transição da era dos aplicativos para a era dos agentes de IA.
“Na era dos agentes, não precisamos de tantos apps. Tudo pode ser feito com agentes inteligentes”, explicou Sculley. Ele se refere à IA agêntica, tecnologia capaz de executar tarefas complexas de forma autônoma, sem intervenção humana constante.
Aos 86 anos, Sculley recentemente se aposentou como cofundador e vice-presidente da Zeta Global para assumir o cargo de vice-presidente emérito. Durante sua fala, destacou como a IA agêntica vai automatizar o trabalho pesado de profissionais do conhecimento, empurrando mais empresas de tecnologia para modelos de assinatura.
“Quando tínhamos apps no centro de tudo, vendíamos ferramentas e produtos. Com assinaturas, as pessoas pagam enquanto precisam do serviço”, comparou. Para ele, esse modelo de negócios é muito superior.
Jony Ive agora projeta para a OpenAI
Um nome familiar da Apple surgiu recentemente na OpenAI: Jony Ive, lendário designer responsável pelo visual dos produtos mais icônicos da empresa. A OpenAI adquiriu a startup de dispositivos de Ive neste ano por mais de US$ 6 bilhões.
Na conferência DevDay da OpenAI esta semana, Ive revelou que sua equipe está desenvolvendo dispositivos para resolver problemas causados por smartphones e tablets desde seu lançamento.
“Ele é quem realmente projetou e construiu o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad”, relembrou Sculley sobre Ive. “Se há alguém capaz de trazer essa dimensão para modelos de linguagem, neste caso a OpenAI, provavelmente será Jony Ive trabalhando com Sam Altman.”
A mensagem de Sculley é clara: a Apple precisa se reinventar rapidamente ou perderá protagonismo na revolução da IA.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.