Rumor: PS6 pode ser lançado em 2027
Rumor: PS6 pode ser lançado em 2027
A próxima geração de consoles está mais próxima do que parece. Segundo o arquiteto de sistemas da Sony, Mark Cerny, o PlayStation 6 está “a poucos anos de distância”. Rumores recentes de fontes confiáveis apontam 2027 como o ano-alvo para o lançamento, consolidando um padrão de sete anos entre gerações que a Sony segue desde o PS4.
O insider KeplerL2, conhecido por vazamentos precisos sobre hardware da AMD, afirmou no fórum NeoGAF que 2027 “não é apenas uma possibilidade na mesa, é o plano” da Sony, a menos que atrasos inesperados aconteçam. A declaração ganhou força após a divulgação do Project Amethyst, uma colaboração entre Sony e AMD que revela as tecnologias que moldarão o futuro dos consoles.
Project Amethyst e o salto tecnológico
Em vídeo conjunto publicado no canal oficial do PlayStation, Mark Cerny e Jack Huynh, vice-presidente sênior da AMD, apresentaram três pilares tecnológicos que devem definir a próxima geração. O primeiro são os Neural Arrays, grupos de unidades de computação trabalhando como um único motor de IA para processar grandes porções da tela simultaneamente. Cerny classifica essa eficiência como um “divisor de águas” para upscaling e denoising em tempo real.
AMD e Sony revelam 3 tecnologias que vão mudar os games no futuro
Os Radiance Cores representam a resposta da AMD às RT Cores da Nvidia, oferecendo hardware dedicado para ray tracing e path tracing. Ao assumir o processamento de traçado de raios, essas unidades liberam recursos da CPU para tarefas nas quais são mais eficientes, resultando em iluminação e sombras mais realistas sem sacrificar desempenho.
A Universal Compression completa o trio, avaliando e comprimindo todos os dados dentro da GPU para reduzir o uso de largura de banda de memória. Isso se traduz em menor consumo de energia, recursos visuais de maior fidelidade e sinergia com as outras tecnologias apresentadas.
Especificações vazadas
De acordo com vazamentos compilados pela comunidade de hardware, o PS6 (codinome Orion) deve trazer processador Zen 6 de 8 núcleos e GPU RDNA 5 com 40 a 48 unidades de computação operando a 3 GHz ou mais. A memória GDDR7 será configurada com barramento de 160 ou 192 bits, mantendo o consumo total ao redor de 160W, abaixo do PS5 atual.
As metas de desempenho são ambiciosas: até três vezes a potência de rasterização do PS5, capacidades de ray tracing significativamente superiores e 4K a 120 FPS como novo padrão. A compatibilidade retroativa com PS4 e PS5 está confirmada, permitindo que títulos antigos rodem com performance aprimorada.
A arquitetura chiplet da AMD pode ajudar a Sony a manter custos controlados, com estimativas de preço entre US$ 599 e US$ 699 para a versão com leitor de disco. Rumores adicionais sugerem uma versão portátil acoplável, similar ao conceito do Nintendo Switch, integrada ao ecossistema PlayStation.
Competição com Xbox esquenta em 2027
A Microsoft também planeja lançar hardware novo em 2027, embora ainda não esteja claro se será um console tradicional ou um híbrido PC. Segundo o YouTuber Moore’s Law Is Dead, que revelou com precisão as especificações do PS5 Pro, o próximo Xbox terá mais poder de processamento que o PS6, mas custará consideravelmente mais caro.
A questão é se a diferença de desempenho justificará a diferença de preço em um mercado onde muitos jogadores acreditam que já atingimos o ponto de retornos decrescentes. ComCom varejistas começando a remover o Xbox Series X|S das prateleiras, a estratégia da Microsoft para a próxima geração permanece envolta em incertezas.
Tecnologias ainda em simulação
Cerny foi transparente ao esclarecer que todas essas tecnologias “existem apenas em simulação no momento, mas os resultados são bastante promissores”. Ele afirmou estar “realmente empolgado em trazê-las para um console futuro em alguns anos”. Kits de desenvolvimento podem chegar às mãos de produtoras em 2026, permitindo que os estúdios comecem a explorar o potencial do novo hardware.
A parceria AMD-Sony beneficia também o mercado de PCs, já que avanços desenvolvidos para o PS6 provavelmente migrarão para a arquitetura RDNA 5 destinada a placas de vídeo. A tecnologia PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) do PS5 Pro, por exemplo, foi desenvolvida em paralelo com o FSR da AMD, com influências mútuas entre as plataformas.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.