Próximo PlayStation pode ter 24 GB de RAM e ray tracing ainda mais potente
Próximo PlayStation pode ter 24 GB de RAM e ray tracing ainda mais potente
O PlayStation 6 poderá vir equipado com 24 GB de memória RAM, um aumento significativo em relação aos atuais 16 GB presentes no PS5 e PS5 Pro. A estimativa vem de especialistas da Digital Foundry, conhecidos por suas análises técnicas aprofundadas sobre hardware de videogames, que apontam esta configuração como a mais provável para atender às futuras demandas de ray tracing avançado e tecnologias de machine learning.
Durante seu podcast semanal, os analistas da Digital Foundry explicaram que, embora 16 GB já permitam resultados impressionantes, o próximo console da Sony precisará de mais memória para lidar com texturas mais complexas, assets artísticos mais detalhados e, principalmente, as novas tecnologias que a Sony já indicou como parte do futuro da plataforma PlayStation.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
- Jogador do PlayStation é banido sem explicação e recebe resposta inacreditável do suporte
- PS6 deve ser 2x mais potente que o PS5 Pro, e terá desempenho rival da RTX 4090
O aumento para 24 GB, em vez de um salto maior, se justifica por fatores econômicos e estratégicos. Os especialistas destacaram que o custo do DRAM permanece elevado, sem quedas significativas nos últimos anos, tornando inviável para a Sony implementar quantidades muito maiores de memória sem comprometer o preço final do console para o consumidor.
Outro fator interessante mencionado pela Digital Foundry é a existência de um suposto PlayStation portátil em desenvolvimento. Este dispositivo provavelmente viria com 16 GB de RAM, e ter o console principal com 24 GB facilitaria o trabalho dos desenvolvedores que precisariam criar jogos compatíveis com ambas as plataformas, mantendo uma diferença razoável de desempenho entre elas.
Este PlayStation portátil, segundo rumores anteriores, teria capacidade para rodar jogos de PS5 nativamente e seria mais potente que o Xbox Series S, podendo ser lançado simultaneamente ao PS6 ou em uma janela próxima, criando um ecossistema integrado.
O futuro da competição entre consoles
A situação do próximo Xbox é mais difícil de prever, segundo os especialistas. A Microsoft pode optar por não competir diretamente com o PlayStation 6, seguindo uma abordagem diferente com um sistema mais próximo de PCs pré-montados. A Digital Foundry mencionou que estudos internos da Microsoft já avaliaram a possibilidade de lançar um “PC em uma caixa” em vez de um console tradicional.
A análise revelou que os custos para tal abordagem aumentariam drasticamente, tornando o produto menos atraente no espaço tradicional de consoles. No entanto, existe uma lacuna de preço entre os PCs montados mais baratos e os consoles atuais que poderia ser preenchida por um produto desse tipo, potencialmente com especificações superiores às do próximo console da Sony.
O PlayStation 6 ainda não tem data oficial de lançamento, mas seguindo o ciclo tradicional de consoles, especialistas estimam que ele chegue ao mercado nos próximos anos. A expectativa é que, além do aumento de RAM, o console traga melhorias significativas em CPU e GPU, preparando o terreno para jogos com visuais ainda mais realistas e experiências de gameplay mais complexas.
Fonte: WCCFTech
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.