“Eles estão se esforçando ao máximo para substituir empregos por IA”, diz desenvolvedor da Microsoft
“Eles estão se esforçando ao máximo para substituir empregos por IA”, diz desenvolvedor da Microsoft
Um desenvolvedor da Microsoft acaba de revelar informações preocupantes sobre a estratégia da empresa para substituir trabalhadores por sistemas de inteligência artificial. Em declarações ao portal Engadget, o profissional — que preferiu manter o anonimato — afirmou que a gigante de tecnologia está “fazendo o máximo para substituir o máximo de empregos possíveis por agentes de IA“, em meio a uma nova onda de 9.100 demissões anunciadas em 2 de julho.
As demissões atingiram diversos setores da empresa, incluindo a divisão de jogos Xbox, onde cinco pessoas foram desligadas do estúdio responsável pela franquia Halo. O caso se torna ainda mais controverso porque, segundo o desenvolvedor, o Xbox registrou seu “ano mais lucrativo de todos os tempos” — informação que teria sido compartilhada pelo próprio Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, no mesmo comunicado que anunciava as “mudanças organizacionais”.
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“Estou pessoalmente super irritado porque o e-mail do Phil nos disse que este foi o ano mais lucrativo de todos os tempos para o Xbox, ao mesmo tempo que acionou a alavanca [das demissões]“, desabafou o profissional. “Eu não tinha certeza de qual parte disso eu deveria me orgulhar“, completou com evidente frustração.
Esta é apenas a mais recente onda de cortes da empresa, que já demitiu quase 19 mil funcionários nos últimos 18 meses. A revelação sobre a estratégia de substituição por IA ganha contornos ainda mais significativos quando lembramos que o próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, declarou em abril que aproximadamente 30% do código da empresa já é escrito por sistemas de inteligência artificial.
O uso do Copilot, ferramenta de IA para programação, “não é mais opcional” dentro da companhia, segundo o desenvolvedor. Embora não esteja claro quanto dessa política de automação influenciou diretamente as recentes demissões, o panorama descrito indica uma tendência acelerada de substituição de trabalho humano por sistemas automatizados.
No setor de games, a situação parece particularmente grave. O desenvolvedor expressou preocupações sobre a qualidade futura dos jogos da franquia Halo, mencionando que o estúdio estaria terceirizando parte do desenvolvimento para equipes contratadas na Europa e nos Estados Unidos. “O Xbox, em geral, parece estar anos atrasado no desenvolvimento de jogos, o que leva a muito tempo e esforço desperdiçados”, afirmou.
Impacto nos estúdios e projetos da Microsoft Gaming
Os cortes na divisão de games da Microsoft não se limitaram ao Halo Studios. A onda de reestruturação afetou dramaticamente vários projetos de peso. O estúdio The Initiative foi praticamente dissolvido, levando ao cancelamento do aguardado reboot de Perfect Dark. A ZeniMax Online viu seu MMORPG em desenvolvimento, conhecido como Project Bird, ser cancelado, resultando na saída do fundador do estúdio.
A Turn 10, responsável pela série Forza Motorsport, perdeu a maioria de seus funcionários, enquanto a Rare teve sua nova propriedade intelectual, Everwild, cancelada após anos de desenvolvimento. O veterano Gregg Mayles, figura importante do estúdio, também deixou a empresa.
Ao justificar as demissões, a Microsoft usou termos como “aumentar a agilidade e a eficácia” do setor – linguagem corporativa que, à luz das revelações sobre a estratégia de IA, adquire um significado mais amplo e preocupante para o mercado de trabalho no setor tecnológico.
Fonte: WCCFTech
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