Afinal, por que Star Wars Battlefront 3 nunca aconteceu?

Afinal, por que Star Wars Battlefront 3 nunca aconteceu?

Desde que Star Wars: Battlefront conquistou os fãs em 2004, a série se tornou um marco para os amantes da franquia Star Wars, oferecendo batalhas épicas em cenários icônicos. Mesmo com o sucesso do primeiro jogo e da sequência de 2005, além da revitalização feita pela EA e DICE em 2015 e 2017, um terceiro capítulo nunca viu a luz do dia.

A ausência de Battlefront 3 tem frustrado os fãs há anos, e a recente onda de popularidade de Star Wars Battlefront 2, impulsionada principalmente pela série Andor, reacendeu as esperanças de uma continuação. Mas por que, afinal, Battlefront 3 nunca aconteceu? Um desenvolvedor que trabalhou na série original revelou os motivos por trás desse sonho não realizado.

Um projeto que não decolou

star wars battlefront 2 rey
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Dan Nanni, designer que participou do desenvolvimento do Star Wars: Battlefront 2 original, da Pandemic Studios, compartilhou detalhes sobre o destino do tão aguardado terceiro jogo. Segundo ele, a Pandemic começou a trabalhar em Battlefront 3 logo após o sucesso de Battlefront 2 em 2005, mas o projeto nunca saiu do papel devido a negociações que simplesmente “não decolaram”. A ideia era ambiciosa: manter o mesmo ciclo de desenvolvimento de apenas um ano, como havia sido feito entre o primeiro Battlefront e sua sequência. No entanto, o timing não poderia ter sido pior.

Naquela época, a indústria de jogos estava passando por uma grande transição com o lançamento do Xbox 360 e do PlayStation 3. Desenvolver para novos consoles não era tão simples quanto adaptar o código dos jogos anteriores. “Quando você está lidando com um novo console, não é só dizer: ‘vamos fazer um jogo como fizemos para o console antigo’. O novo hardware traz limitações novas, e você não sabe exatamente com o que está trabalhando até colocá-lo em prática”, explicou Nanni. A Pandemic precisava de mais tempo para explorar as capacidades dos novos sistemas, mas as negociações com os detentores dos direitos da franquia Star Wars não permitiram essa flexibilidade, e o projeto acabou estagnado.

Um vislumbre do que poderia ter sido

O Battlefront 3 da Pandemic prometia ser algo especial. Entre os conceitos planejados, estava a ideia de batalhas que transitavam entre o espaço e a superfície dos planetas, um recurso que, anos depois, também apareceria no projeto cancelado da Free Radical, outro estúdio que tentou desenvolver o terceiro jogo. Nanni lamentou o destino do projeto, dizendo que, “se tivéssemos tido o tempo necessário, teríamos feito algo realmente especial”. A visão da Pandemic era criar uma experiência que elevasse ainda mais a imersão no universo Star Wars, mas a falta de acordo e o curto prazo inviabilizaram o sonho.

Além da tentativa da Pandemic, a Free Radical também chegou perto de lançar sua própria versão de Star Wars Battlefront 3 alguns anos depois, mas esse projeto também foi cancelado. Embora os detalhes desse segundo fracasso sejam menos claros, é evidente que os altos custos de licenciamento da franquia Star Wars e as complexidades de desenvolver para uma nova geração de consoles foram barreiras recorrentes.

Enquanto isso, a versão de Star Wars Battlefront 2 lançada pela DICE em 2017 continua atraindo jogadores, especialmente agora, com o recente aumento de popularidade impulsionado pela série Andor. Fãs, incluindo o ator Muhannad Ben Amor, que interpreta Wilmon Paak na série, têm usado as redes sociais para clamar por Battlefront 3. A comunidade está se mobilizando, voltando ao jogo de 2017 em números recordes, com picos de mais de 12.000 jogadores simultâneos no Steam, na esperança de mostrar à EA que há um público fiel esperando por uma sequência.

Mas e agora, será que Battlefront 3 verá a luz do dia?

 STAR WARS BATTLEFRONT III art feita por Venture_Pictures, TilianCreative and Guiillegfx no Reddit
Battlefront 3 fanart, por Venture_Pictures, TilianCreative and Guiillegfx no Reddit

Embora a demanda por Star Wars Battlefront 3 esteja mais viva do que nunca, a decisão final cabe à EA. Os desafios do passado como negociações complicadas, custos de licenciamento e a pressão para entregar um jogo que atenda às expectativas de uma base de fãs apaixonada continuam sendo obstáculos.

Ainda assim, a paixão da comunidade e o potencial de um novo jogo no universo Star Wars mostram que o desejo por um terceiro capítulo não morreu. Resta saber se a EA vai ouvir o chamado dos fãs ou se Battlefront 3 permanecerá como um “o que poderia ter sido” na história dos videogames.

Fonte: GameRant, Reddit (fanart)

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