Durante anos, visitar a Valve era tão fácil que até um estudante comeu sushi com o dono da Steam

Durante anos, visitar a Valve era tão fácil que até um estudante comeu sushi com o dono da Steam

Durante anos, visitar a sede da Valve, a criadora de Half-Life e dona da Steam, foi algo absurdamente acessível. Não era necessário convite especial, nem conhecer alguém influente na indústria. Bastava escrever para o endereço de e-mail [email protected] declarar interesse e aguardar um retorno. Era quase surreal para uma empresa tão emblemática — mas funcionava.

Essa informalidade permitiu que diversos fãs tivessem a chance de entrar no escritório da Valve em Bellevue, Washington, e explorar de perto o espaço onde alguns dos jogos mais marcantes da história foram criados. Relatos começaram a surgir na internet, como o do usuário MasterOfThePoems, que compartilhou em 2016 sua experiência no Imgur junto com fotos do interior da empresa.

window.GALLERY_681e0d9956358 = [{“id”:”305152″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/VG8TDZJ-1200×675.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305153″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/5UVD8Pa-1200×675.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305154″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/ZzyPzWx-675×1200.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305155″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/wmZGAg9-675×1200.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305156″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/J9AKUcm-1200×675.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305157″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/5TckvUi-675×1200.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305158″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/REWF2Q0-675×1200.jpeg”,”caption”:””},{“id”:”305159″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/3grllnr-1200×675.jpeg”,”caption”:””}];

As imagens revelam corredores com visual industrial e vitrines recheadas de réplicas de armas e equipamentos icônicos. Um destaque especial vai para um modelo de metralhadora montado no chão. Fotografar telas de computadores, no entanto, era proibido.

Geoff Keighley: de visitante curioso a rosto dos maiores eventos de games

1518ff72d6e0f7c3f4c99a1465294286
Geoff Keighley

Entre os que aproveitaram essa política aberta da Valve, um nome se destaca: Geoff Keighley. Hoje conhecido mundialmente por comandar o The Game Awards, Keighley visitou a Valve quando ainda era apenas um estudante apaixonado por games. Foi durante o final do desenvolvimento de Half-Life 1, lançado em 1998, que ele teve a chance de conhecer de perto o estúdio, numa época em que a empresa ainda não havia se tornado o fenômeno que é hoje.

O encontro rendeu momentos inusitados. Gabe Newell, cofundador da Valve, o convidou para um almoço com sushi. Keighley, sem experiência com hashis, lutou para acompanhar o ritmo da refeição. Mais tarde, ele relembrou a ocasião em um vídeo no YouTube, demonstrando o impacto que essa visita teve na sua trajetória profissional.⁤‌

O fim da era das portas abertas

Tudo isso mudou com a chegada da pandemia de COVID-19. Por razões de segurança sanitária, a Valve suspendeu completamente as visitas. À época, a medida parecia temporária. Mas mesmo após o fim do estado de emergência global, os visitantes não foram mais recebidos.

Um usuário do Reddit chegou a questionar diretamente a empresa em 2023 sobre a retomada dos encontros presenciais. A resposta foi clara: por enquanto, as visitas seguem suspensas, sem previsão de retorno.

Steam

Hoje, conhecer os bastidores da Valve é quase um privilégio reservado a figuras proeminentes da indústria. A era em que qualquer podia cruzar as portas da empresa com um simples e-mail se tornou uma lembrança nostálgica de um tempo em que os gigantes da tecnologia pareciam mais acessíveis, e Gabe Newell ainda convidava visitantes para almoçar.‍

Você também deve ler!

Por que a Steam tem esse nome? E o que significa o logo?

 

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top