Rumor: Intel aposta na TSMC para fabricar processadores Nova Lake em 2 nm
Rumor: Intel aposta na TSMC para fabricar processadores Nova Lake em 2 nm
A Intel está se preparando para uma nova geração de processadores e vai contar com a ajuda da TSMC. Segundo veículos de imprensa da Ásia, a próxima linha Nova Lake deve adotar o processo de fabricação em 2 nanômetros da fabricante taiwanesa.
TSMC estreia produção em 2 nm ainda este ano
A TSMC vai iniciar a produção em larga escala de chips em 2 nm na segunda metade de 2025. A Apple e a AMD já estão entre os primeiros clientes confirmados. Mas o nome que mais chama atenção nessa lista é o da própria Intel — tradicionalmente vista como concorrente direta da TSMC no mercado de fabricação de semicondutores.
De acordo com os rumores, a Intel encomendou à TSMC os chiplets responsáveis pelos núcleos x86 dos processadores Nova Lake, que estão previstos para chegar oficialmente apenas no ano que vem.
Nova geração deve marcar estreia do soquete LGA1954
Ainda não há uma data precisa para o lançamento da linha Nova Lake, mas tudo indica que ela será voltada ao novo soquete LGA1954 no segmento desktop. Já a atual plataforma LGA1851 deve receber apenas uma leva de atualizações com a família Arrow Lake Refresh.
Não é a primeira parceria entre Intel e TSMC
Apesar de parecer inusitada, essa colaboração não é inédita. A TSMC já fabrica os dies dos processadores Core Ultra 200 — enquanto a Intel é responsável por montar e embalar os chips finais. A linha de GPUs dedicadas Intel Arc também é produzida nas instalações da TSMC.
Essa estratégia mostra como a Intel está cada vez mais aberta a terceirizar parte da sua produção, especialmente quando se trata de aproveitar tecnologias de ponta que ainda não estão prontas em suas próprias fábricas.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.