“Nossas GPUs estão derretendo”: OpenAI adia lançamento de novo gerador de imagens no ChatGPT para usuários grátis
A OpenAI, responsável pelo popular ChatGPT, anunciou o adiamento indefinido do lançamento de sua nova ferramenta de criação de imagens para usuários gratuitos da plataforma. A decisão foi confirmada pelo CEO e cofundador da empresa, Sam Altman, após o enorme sucesso da funcionalidade entre os usuários pagos. Inicialmente, a ferramenta seria liberada para usuários do modo free, e assinantes do Plus (US$ 20/mês Pro (US$ 200/mês), mas agora somente para os assinantes.
A nova funcionalidade, que utiliza o modelo GPT-4o, foi projetada para gerar ilustrações mais detalhadas e com menos erros.
Segundo Altman, o adiamento foi necessário devido à sobrecarga nos servidores da OpenAI após o grande interesse gerado pela ferramenta. Ele também ressaltou que, por enquanto, não há uma nova data prevista para o lançamento do recurso para os usuários gratuitos.
“As imagens no ChatGPT estão muuuuuuito mais populares do que esperávamos (e tínhamos expectativas bem altas). Infelizmente, o lançamento para a modalidade gratuita será adiado por algum tempo”, afirmou Altman no X.
images in chatgpt are wayyyy more popular than we expected (and we had pretty high expectations).
rollout to our free tier is unfortunately going to be delayed for awhile.
— Sam Altman (@sama) March 26, 2025
O executivo também brincou, falando que as GPUs da OpenAI estão “derretendo”. E também confirmou que, quando o acesso retornar, usuários do modo grátis poderão gerar 3 imagens por dia.
it’s super fun seeing people love images in chatgpt.
but our GPUs are melting.
we are going to temporarily introduce some rate limits while we work on making it more efficient. hopefully won’t be long!
chatgpt free tier will get 3 generations per day soon.
— Sam Altman (@sama) March 27, 2025
Como funciona a nova ferramenta de criação de imagens do ChatGPT?
A nova ferramenta de criação de imagens, chamada “Images in ChatGPT”, permite que os usuários gerem imagens diretamente nas conversas com o chatbot, tanto no site quanto no aplicativo para dispositivos móveis. Através do modelo GPT-4o, a ferramenta é mais precisa em entender os prompts dos usuários e entregar resultados com alta qualidade e um número reduzido de erros.
O novo modelo consegue até adicionar textos legíveis em elementos como placas, camisetas e papéis, algo que as versões anteriores do DALL-E e outros concorrentes não conseguiam fazer com tanta precisão. Além disso, a ferramenta é capaz de sobrepor elementos sem distorções e gerar efeitos realistas, como sombras e reflexos, embora o tempo de processamento possa ser maior devido à complexidade dos resultados. E ainda consegue replicar alguns estilos, como gerar imagens seguindo características visuais associadas ao Studio Ghibli.
A OpenAI também implementou filtros para evitar o uso da plataforma na criação de conteúdo inadequado, como imagens de cunho sexual.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.