Apple vence processo de plágio sobre o filme “Tetris” e autor promete recorrer
Apple vence processo de plágio sobre o filme “Tetris” e autor promete recorrer
O jornalista Dan Ackerman processou a Apple e a Tetris Company em agosto de 2023, alegando que o filme Tetris, do Apple TV+, copiou trechos significativos de seu livro The Tetris Effect: The Game That Hypnotized the World, publicado em 2016.
Descrita como um “thriller da Guerra Fria com um ângulo de intriga política”, a obra detalha a disputa pelos direitos do icônico jogo soviético. Ackerman afirmou que a produção do filme utilizou “numerosas seções específicas e eventos” do seu livro sem permissão.
Tentativa frustrada de adaptação
Segundo o autor, ele enviou uma cópia do livro à Tetris Company antes da publicação, mas a empresa se recusou a licenciar sua propriedade intelectual para adaptações. Além disso, teria emitido uma carta de “cessar e desistir” ao autor, impedindo-o de levar sua versão da história para o cinema ou televisão.
Decisão judicial a favor da Apple
A juíza distrital Katherine Failla, dos Estados Unidos, rejeitou as acusações, argumentando que os fatos históricos sobre Tetris não podem ser protegidos por direitos autorais e que o filme não copiou a expressão única do autor, informa a Reuters.
“Como o livro do autor é uma obra de não ficção, os réus tinham o direito de usar os fatos contidos em seu livro na produção de seu filme, desde que não copiassem sua expressão única desses fatos”, declarou a juíza.
Ackerman promete recorrer
O advogado de Ackerman, Kevin Landau, classificou a decisão como “falha” e afirmou que seu cliente pretende recorrer. Até o momento, nem a Apple nem a Tetris Company comentaram o caso.
Você também deve ler!
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.