Google lança AI Mode turbinando as buscas em tempo real com recursos avançados de raciocínio

Google lança AI Mode turbinando as buscas em tempo real com recursos avançados de raciocínio

O Google anunciou oficialmente nesta quinta-feira (6) o lançamento do AI Mode, uma nova experiência de busca com inteligência artificial que promete entregar resultados mais robustos e atualizados. A ferramenta, que já está disponível para alguns usuários através do Google Search Labs, representa uma evolução significativa em relação aos AI Overviews, trazendo “capacidades mais avançadas de raciocínio, pensamento e recursos multimodais”, segundo o comunicado da empresa.

O AI Mode utiliza uma técnica chamada “query fan-out” que realiza múltiplas buscas relacionadas simultaneamente em diversos subtópicos e fontes de dados, combinando os resultados para fornecer uma resposta mais abrangente. Diferentemente dos AI Overviews tradicionais, o novo sistema busca informações em tempo real e demonstra seu processo de raciocínio, similar ao que já fazem serviços como ChatGPT e Perplexity.

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

Corrida da IA: Cofundador do Google sugere que funcionários trabalhem 60 horas por semana

Taara: O projeto do Google que levará internet de alta velocidade para o mundo inteiro; entenda

A nova funcionalidade aparece como uma aba adicional na interface de busca do Google, sendo particularmente útil para consultas que exigem exploração mais profunda, raciocínio ou comparações. Além de aceitar pesquisas por texto, o sistema também suporta comandos de voz e imagens através de suas capacidades multimodais.

Em paralelo ao lançamento do AI Mode, o Google também anunciou que os AI Overviews agora são alimentados pelo Gemini 2.0, o que proporciona “respostas mais rápidas e de maior qualidade”, especialmente para consultas sobre programação, matemática avançada e perguntas multimodais. Outra novidade é que esses resumos gerados por IA estão disponíveis para adolescentes e não requerem mais login para acesso.

Tela do AI Mode no aplicativo do Google ao lado da aba do AI Mode na página web

Por enquanto, o AI Mode está sendo implementado de forma gradual, começando pelos assinantes do Google One AI Premium nos Estados Unidos. Para acessar o recurso, é necessário estar inscrito no programa Google Search Labs e ser aprovado para o experimento. Ainda não há previsão oficial para lançamento em outros países, incluindo o Brasil.

Como qualquer produto de IA em estágio inicial, a empresa reconhece que o AI Mode “nem sempre acertará” e afirma estar conduzindo testes extensivos com avaliadores de confiança, além de rigorosas avaliações internas utilizando métodos que vêm sendo aperfeiçoados há décadas no ambiente de busca.

O novo sistema marca mais um passo da gigante de tecnologia na integração de IA generativa em seu principal produto, a Busca Google, em resposta à crescente competição de ferramentas de IA conversacional que oferecem alternativas ao modelo tradicional de resultados de pesquisa.

Você acompanha novidades sobre IA? Conte nos comentários o que acha dessa nova funcionalidade do Google.

Fonte: Search Engine Land

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top