O dia em que Jason Statham, Mark Wahlberg, Vin Diesel e outras celebridades se reuniram para jogar PS2 em um torneio beneficente
Em 25 de outubro de 2003, Mark Wahlberg abriu as portas do Club Ivar, em Hollywood, para um evento curioso: uma coletânea de atores, atrizes e celebridades reunidos para competir em um torneio de PlayStation 2 em benefício de caridade. Jason Statham, Vin Diesel, Paris Hilton, Jessica Biel e Kelly Brook foram alguns dos que prestigiaram o evento.
A conexão cinematográfica: de “Uma Saída de Mestre” para o torneio
Curiosamente, Mark Wahlberg e Jason Statham haviam acabado de trabalhar juntos no remake de The Italian Job, conhecido no Brasil como “Uma Saída de Mestre” lançado apenas cinco meses antes do torneio beneficente. No filme, Wahlberg interpretava Charlie Croker, o carismático líder de um bando de ladrões, enquanto Statham era “Handsome” Rob, o carismático motorista da quadrilha.
A química entre os dois atores durante as filmagens do remake de 2003 provavelmente contribuiu para o clima descontraído que permitiu que Statham comparecesse ao torneio acompanhado pela modelo britânica, e sua namorada na época, Kelly Brook. O evento também contou com apresentações musicais, cantores como Pharrell Williams e Ludacris subiram ao palco.
O PlayStation 2, uma celebridade em meio a tantas outras
Em outubro de 2003, quando Mark Wahlberg reuniu celebridades em um clube de Hollywood para jogar PS2, a máquina de Sony dominava o mercado de forma praticamente sem precedentes. A consola havia atingido 70 milhões de unidades enviadas globalmente no início daquele ano, chegando ao evento com cerca de 80 milhões de unidades já circulando nos lares de jogadores ao redor do mundo.
Vídeo de 2000 mostra como foi o início das vendas do PS2 nos EUA; assista aqui
Os números eram brutais para a concorrência. No final de 2003, o PS2 controlava 60% da participação de mercado em vendas globais, enquanto Xbox e GameCube disputavam o que restava, cada um com aproximadamente 13% a 19% do mercado—dependendo da região.
A vantagem financeira era igualmente impressionante: Sony esperava um lucro de 180 bilhões de ienes naquele ano fiscal—um crescimento de 10 vezes em relação ao ano anterior. Durante o período de férias de fim de ano de 2002 para 2003, 8,5 milhões de unidades de PS2 foram vendidas globalmente em apenas dois meses, consolidando o domínio praticamente absoluto da empresa japonesa.
Quem venceu o torneio?
No final de contas, quem conquistou o título do torneio beneficente foi Corey Maggette, jovem jogador da NBA que havia começado sua carreira profissional naquele mesmo ano de 2003, após ser selecionado na 6ª posição geral do Draft. A premiação foi de US$ $20 mil destinadas à Mark Wahlberg Youth Foundation, a organização sem fins lucrativos do próprio Wahlberg.
Wahlberg havia fundado sua organização voltada para oferecer programas educacionais, esportivos e de mentoria para jovens carentes. O torneio foi tão bem-sucedido que Wahlberg repetiria o experimento em 2004.



Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.