Moral devastada na Rockstar: funcionário diz que clima no estúdio atingiu “o fundo do poço”
Moral devastada na Rockstar: funcionário diz que clima no estúdio atingiu “o fundo do poço”
Um funcionário verificado da Rockstar North publicou um relato detalhado no GTAForums revelando que o clima interno no estúdio atingiu o “fundo do poço” após a demissão abrupta de mais de 34 desenvolvedores nos escritórios do Reino Unido e Canadá. A mensagem, validada pelos moderadores do fórum, ganhou repercussão imediata após o segundo adiamento do GTA 6, agora programado para 19 de novembro de 2026.
Demissões e acusações de repressão sindical
Segundo o relato anônimo, os funcionários demitidos foram convocados para reuniões curtas com o RH e receberam cartas de demissão por “má conduta grave”, sem especificação clara dos motivos. A Rockstar alegou que informações confidenciais teriam sido compartilhadas em um Discord de sindicato, mas o funcionário desmentiu categoricamente: “Nenhuma informação confidencial sobre a Rockstar ou projetos foi discutida. As conversas tratavam apenas de esforços de sindicalização e condições de trabalho”.
O Independent Workers’ Union of Great Britain (IWGB) classificou as demissões como “repressão sindical implacável”, observando que todos os demitidos eram membros do sindicato e muitos integravam comitês organizadores. Alguns funcionários foram informados por ligações de dois minutos enquanto estavam doentes, em recuperação cirúrgica ou licença paternidade.
Clima de medo e impacto nos prazos
O funcionário descreveu um ambiente de pavor no estúdio: “Aqueles de nós que tiveram sorte e permanecem trabalham com medo. Com medo ao conversar na copa, com medo de sermos os próximos a ser facilmente descartados, assustados demais para sair e reconhecer colegas protestando lá fora por medo de represálias”.
A perda de funcionários seniores em posições críticas, alguns com mais de 18 anos de empresa, preocupa particularmente. “Eles não são fáceis de substituir e certamente nos afetarão no cumprimento dos prazos do projeto”, alertou o desenvolvedor.
Adiamento não foi causado pelas demissões, mas consequências são esperadas
O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, esclareceu que o adiamento não foi causado pelas demissões recentes: “O jogo não atrasou seis meses porque 34 pessoas foram demitidas há uma semana”. O anúncio coincidiu com o relatório trimestral da Take-Two, padrão em quatro dos cinco comunicados sobre o cronograma do GTA 6″.
Porém, Schreier reconheceu que o moral baixo, possíveis batalhas judiciais e vagas não preenchidas “certamente podem levar a mais prazos perdidos no futuro”. O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, justificou o atraso dizendo que “mais tempo era necessário para polimento”.
Com 6 mil funcionários na Rockstar, a empresa enfrenta agora protestos em frente aos escritórios da Take-Two em Londres e potenciais processos por alegadamente negar representação sindical em reuniões disciplinares, violando leis trabalhistas britânicas.

Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.