Desenvolvedor usa RTX Remix para aplicar path tracing no GTA 4; veja o resultado

Desenvolvedor usa RTX Remix para aplicar path tracing no GTA 4; veja o resultado

Um desenvolvedor independente chamado Xoxor4d conseguiu reimaginar completamente a iluminação de Grand Theft Auto 4 usando patch tracing. O mod RTX Remix está disponível em acesso antecipado no Patreon e promete transformar a cidade de Liberty City em uma experiência visual de 2025.

A transformação é radical. Onde o GTA 4 original apresenta sombras planas, reflexos mortos e superfícies sem textura de luz, a versão modificada renderiza iluminação física precisa. Luz solar atravessa neblina e quica no asfalto úmido. Reflexos no rio capturam o horizonte com fidelidade fotográfica. Luzes de néon em Algonquin agora pintam paredes e calçadas com cores reais, em vez de decalques estáticos.

O que é Path Tracing?

grand theft auto 4 vanilla vs rtx remix 2

Path tracing é a evolução do ray tracing, simulando não apenas um único reflexo, mas múltiplos reflexos de luz que ricocheteiam entre superfícies. Isso resulta em iluminação fotorrealista onde cada fóton de luz segue as leis da física. A técnica é usualmente reservada para renderização offline em cinema e arquitetura — não em jogos em tempo real.

O RTX Remix da NVIDIA permite aplicar path tracing a jogos antigos sem reescrever o código original. É uma tradução gráfica que funciona em paralelo ao jogo, convertendo a renderização tradicional em path tracing.

Os limites técnicos

O mod não é um remaster completo. As costuras de baixa resolução na jaqueta de couro de Niko Bellic permanecem. Os polígonos não foram reescritos. Mas o ray tracing envolve a luz ao redor do rosto dele de forma natural, substituindo a iluminação de holofote do original por luz difusa que segue as leis da física.

Os interiores ganham o maior impacto. O depósito de táxi de Roman, originalmente iluminado por uma lâmpada nua que cria círculos duros de sombra, agora mostra dezenas de reflexos suaves. Luz do dia filtra pelas janelas sujas. Ferramentas e pneus ganham gradientes reais em vez de cinza opaco.

A questão de performance

Em resolução 4K com RTX 5080, o mod gera quedas para 35-45 fps em ruas lotadas. O gargalo é a CPU, não a GPU — um problema herdado do GTA 4 original desde 2008. DLSS 4 em modo performance eleva para 55-85 fps. Com frame generation, o sistema alcança 100+ fps na maioria das cenas, conforme verificado pelo Digital Foundry.

Disponibilidade e Futuro

Xoxor4d oferece acesso antecipado através de Patreon. A versão completa será gratuita quando lançar, mas não há data confirmada

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