
Rockstar vai cobrar US$ 100 em GTA 6? Estudo mostra por que isso seria um erro
Rockstar vai cobrar US$ 100 em GTA 6? Estudo mostra por que isso seria um erro
A Rockstar Games enfrenta o dilema de precificação mais importante da história dos videogames. Cobrar US$ 100 por GTA VI parece tentador, mas um novo estudo baseado em milhares de consumidores revela que essa estratégia seria um tiro no pé financeiro.
A MIDiA Research, consultoria britânica especializada em entretenimento digital, acaba de publicar uma análise que derruba a tese dos US$ 100. O veredicto: precificar GTA VI em US$ 69,99 gerará mais receita total do que cobrá-lo a US$ 99,99.
O estudo que pode definir o futuro dos preços em games
Perry Gresham, Head of Data da MIDiA Research e responsável pelo relatório “The winning formula for Grand Theft Auto VI”, foi direto ao ponto: “Nossa pesquisa sugere que GTA VI gerará mais receita a um preço padrão de US$ 69,99 do que os muito discutidos US$ 100. Um preço de US$ 100 deixaria, na verdade, dinheiro na mesa”
A metodologia aplicada foi a análise de precificação Gabor-Granger, padrão-ouro da indústria para medir elasticidade de preço. Mais de 2.000 consumidores americanos participaram da pesquisa entre setembro e outubro de 2025.
Os números que mudam tudo
A diferença entre os dois cenários de preço é brutal. A US$ 69,99, 60% dos consumidores interessados afirmaram que comprariam o jogo “definitivamente” ou “provavelmente”. Quando o preço sobe para US$ 99,99, esse índice despenca para apenas 35%.
Brandon Sutton, analista de games da MIDiA, contextualizou a dimensão do mercado: “Nossa pesquisa mostra que 59% dos consumidores têm algum interesse em comprar GTA VI, destacando o imenso apelo e potencial comercial do jogo”
A modelagem financeira da consultoria projeta que, ao preço ideal de US$ 70, GTA VI poderia vender aproximadamente 22,9 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, gerando US$ 1,6 bilhão em receita no mercado americano.
Por que mais caro significa menos dinheiro
A lógica parece contraintuitiva, mas é matemática pura. O aumento de 43% no preço (de US$ 70 para US$ 100) não compensa a queda de 42% na taxa de compra efetiva.
Em outras palavras: a receita perdida com jogadores que simplesmente não comprariam o jogo a US$ 100 supera largamente os US$ 30 extras que a Rockstar embolsaria de quem topasse pagar mais caro
O contexto da indústria
O debate sobre preços premium ganhou força em agosto de 2025, quando Matthew Ball, analista da Epyllion Industries, sugeriu publicamente que GTA VI poderia estabelecer um novo patamar de US$ 100 para blockbusters AAA
A Take-Two Interactive, controladora da Rockstar, manteve silêncio estratégico sobre o preço final. Em conferência com investidores em agosto, o CEO Strauss Zelnick afirmou apenas que o preço será “justo” e refletirá o “valor entregue”
O lançamento de GTA VI está confirmado para 26 de maio de 2025, inicialmente apenas para PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
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