GTA 6 por US$ 100? Dev de Saints Row apoia e explica o por quê

GTA 6 por US$ 100? Dev de Saints Row apoia e explica o por quê

Faz quase dois anos desde que a Rockstar Games revelou o primeiro trailer de GTA 6, e o debate sobre quanto o jogo deve custar continua inflamado. Analistas, executivos e desenvolvedores já especularam publicamente sobre um preço de US$ 100. Agora, Chris Stockman, diretor de design de Saints Row, se juntou ao coro. Mas sua defesa tem uma peculiaridade: ele não quer que todos os jogos sigam esse caminho.

Por que só GTA 6 “pode se dar ao luxo” de custar US$ 100

Windows 10

Em entrevista ao Esports Insider, Stockman foi direto: “Eles são os únicos que podem fazer isso sem sofrer retaliação massiva”. Para ele, GTA 6 é um caso à parte na indústria — um título cuja escala de produção, alcance cultural e tempo de desenvolvimento justificam um preço premium. “Espero sinceramente que custe US$ 100. A magnitude dessa produção merece esse valor”, afirmou.

Mas Stockman fez questão de isolar GTA 6 do resto do mercado. Segundo ele, se outras empresas tentarem imitar a estratégia da Rockstar, o resultado será catastrófico. “Nem todos os jogos são criados iguais. Seria um desastre se todo mundo tentasse igualar o preço deles. Isso não é uma maré que levanta todos os barcos.”

O debate bilionário: quem ganha com GTA 6 mais caro?

Essa não é a primeira vez que o preço de GTA 6 vira pauta. Analistas da Wedbush Securities sugeriram que um jogo de US$ 100 poderia beneficiar os jogadores, caso a Rockstar oferecesse uma quantidade generosa de moeda virtual para GTA Online como compensação. A ideia: transformar o preço alto em “valor percebido”.

Rhys Elliott, da Alinea Analytics, discordou. Para ele, GTA Online já é a verdadeira mina de ouro da franquia, gerando bilhões com microtransações. Aumentar o preço base do jogo seria desnecessário — e arriscado, considerando o custo de vida crescente dos consumidores. A maior parte dos AAAs hoje custa US$ 70, um salto recente em relação aos US$ 60 que dominaram a era anterior.

Take-Two já subiu preços antes — mas hesita em repetir a dose

A Take-Two Interactive, dona da Rockstar, foi uma das primeiras a elevar jogos de US$ 60 para US$ 70 em 2020, começando com NBA 2K21. Na época, a decisão gerou polêmica, mas acabou se tornando padrão da indústria.

Em agosto de 2025, durante uma chamada com investidores, o CEO Strauss Zelnick evitou se comprometer com novos aumentos. “Qualquer experiência do consumidor é a interseção entre o produto em si e o que você pagou por ele”, explicou. “Nosso objetivo é exceder expectativas. Queremos entregar mais valor do que cobramos.”

Foi uma resposta calculadamente vaga — nem um sim, nem um não definitivo.

GTA 6 em maio de 2026

GTA 6 chega ao PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 26 de maio de 2026. Seja qual for o preço final, a Rockstar sabe que tem nas mãos um dos lançamentos mais aguardados da história dos videogames. E, como Stockman reconhece, talvez seja o único estúdio capaz de testar os limites do mercado sem sofrer um boicote imediato.

A pergunta que fica: US$ 100 é o futuro dos jogos AAA — ou apenas o privilégio de quem domina o topo absoluto da cadeia alimentar do entretenimento?  Comente abaixo.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top