Hideo Kojima critica indústria de games e promete que jogo OD será diferente de tudo já visto

Hideo Kojima critica indústria de games e promete que jogo OD será diferente de tudo já visto

Em uma recente entrevista à Ssense, Hideo Kojima manifestou sua insatisfação com o rumo da indústria de games atual, criticando a falta de originalidade nos lançamentos. O lendário game designer japonês destacou que pretende seguir na contramão dessa tendência com seu misterioso projeto OD, prometendo uma experiência completamente inovadora que “as pessoas vão amar ou odiar”.

Após assistir às apresentações do Summer Game Fest deste ano, Kojima ficou impressionado com a similaridade entre os títulos apresentados, onde a grande maioria dos jogos mostrava combates contra alienígenas ou monstros medievais, com pouca variação tanto nos conceitos quanto nas mecânicas de gameplay.

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“Quase todos os jogos atualmente parecem idênticos, não apenas nas premissas, mas também nos visuais e sistemas de jogo”, comentou o criador de Death Stranding durante a entrevista. Embora reconheça que muitas pessoas apreciam esses jogos, Kojima acredita firmemente na importância de oferecer experiências verdadeiramente novas ao mercado – algo que, segundo ele, apenas desenvolvedores independentes têm conseguido fazer nos últimos anos.

Essa visão crítica se alinha com a trajetória do designer, conhecido por títulos inovadores como Metal Gear Solid e Death Stranding, que frequentemente desafiaram convenções estabelecidas da indústria. É interessante notar que Kojima revelou que nem mesmo jogará Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, o remake do terceiro jogo da franquia que ele mesmo criou, sugerindo que a obra não trará mudanças significativas no gameplay original.

Hideo Kojima

Apesar das críticas recebidas por seu envolvimento extremo em muitos aspectos do desenvolvimento, Kojima defende que é justamente essa “visão singular concentrada” a razão de seu sucesso. Diferentemente da produção cinematográfica, onde o processo geralmente segue etapas sequenciais, ele afirma trabalhar simultaneamente em múltiplos aspectos do jogo, o que lhe permite maior controle criativo e coesão.

Com o recém-lançado Death Stranding 2: On the Beach, o estúdio Kojima Productions já está com dois projetos em desenvolvimento: Physint, que marcará o retorno do criador às raízes de ação/stealth no estilo Metal Gear, e o enigmático OD, que promete ser uma experiência radicalmente diferente de tudo já visto.

Sobre OD, Kojima mantém o mistério, mas garante que será algo revolucionário. Curiosamente, o designer menciona que, embora vá ouvir as opiniões do público quando o jogo for lançado, a recepção imediata não o preocupa. “O verdadeiro legado dos meus jogos será definido no futuro”, afirmou com confiança, demonstrando seu compromisso com a visão artística acima das tendências comerciais.

Fonte: WCCFtech

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