Controvérsia: analista explica por que GTA VI não vai custar R$500 no lançamento
Controvérsia: analista explica por que GTA VI não vai custar R0 no lançamento
A expectativa de preço para GTA VI ganhou um novo capítulo nesta semana. Depois que o analista Michael Pachter, da Wedbush Securities, afirmou que o jogo poderia ser lançado por US$100 (aproximadamente R$500 na conversão direta), outro especialista surgiu com uma visão completamente diferente do mercado. A previsão inicial causou alvoroço entre fãs brasileiros, que já lidam com valores elevados em lançamentos de games no país.
Mas, para aliviar o coração de muitos, Rhys Elliott, analista da Alinea Analytics, apresentou uma argumentação detalhada sobre por que a Rockstar Games dificilmente adotaria um preço tão agressivo para o título mais aguardado da década. Segundo ele, esta estratégia seria arriscada e poderia comprometer os planos de longo prazo da empresa.
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“Estabelecer um preço base de US$100 para o GTA VI seria uma péssima ideia por três razões principais”, explicou Elliott. A primeira delas está relacionada ao verdadeiro motor de receitas da franquia: o GTA Online. Limitar o acesso ao jogo base com um preço elevado reduziria significativamente o número potencial de jogadores que migrariam para o modo online, onde a Rockstar ganha dinheiro continuamente com microtransações.
Outro ponto levantado pelo analista é a atual crise global no custo de vida. Com consumidores mais cautelosos com seus gastos, um preço excessivamente alto poderia dificultar a transição de jogadores do GTA V para o novo título – algo que a Rockstar precisa garantir para o sucesso do lançamento.

Estratégia comercial mais provável
Elliott também destacou que a Rockstar enfrenta um desafio inédito: convencer os jogadores a migrar de GTA V, um jogo que continua extremamente popular mesmo após 10 anos. “GTA VI não está competindo apenas contra outros jogos, mas também contra TikTok, Netflix e até mesmo seu antecessor. Em um mercado de atenção saturado como o atual, serviços ao vivo são majoritariamente jogos de soma zero”, afirmou.
Para o mercado brasileiro, um preço de US$100 (cerca de R$500, sem considerar impostos) seria particularmente problemático. O país já enfrenta valores elevados em jogos AAA, que frequentemente ultrapassam 10% do salário mínimo mensal. Um aumento adicional poderia impulsionar ainda mais a pirataria e reduzir significativamente as vendas oficiais.
A solução mais provável, segundo Elliott, seria manter um preço base mais acessível (provavelmente US$80 ou aproximadamente R$400) para a versão padrão, enquanto oferece edições especiais a preços mais elevados. “A Rockstar pode facilmente cobrar US$100 ou até US$120 por uma edição de nível superior com uma semana de acesso antecipado e talvez um Shark Card incluído. Jogadores com renda disponível para isso vão pagar. É o melhor dos dois mundos e já é o padrão para jogos AAA atualmente”, explicou.
Embora a Rockstar tenha poder para estabelecer praticamente qualquer preço para um título tão aguardado quanto GTA VI, a estratégia comercial mais sensata parece ser evitar alienar parte significativa do público com um valor recorde. O jogo está previsto para chegar ao PlayStation 5 e Xbox Series S|X em 26 de maio de 2026, com versão para PC esperada alguns meses depois.
Fonte: Wccftech
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