A captura de tela de Death Stranding foi suficiente para contornar o sistema de verificação de idade do Reino Unido
Uma nova legislação do Reino Unido exige que plataformas online adotem verificações rigorosas de idade usando reconhecimento facial ou documentos oficiais. Mas bastaram poucos dias para que internautas encontrassem um furo no sistema: um personagem de videogame conseguiu passar pelo filtro como se fosse gente de verdade.
O que mudou no Reino Unido?
Desde 25 de julho de 2025, sites e aplicativos com conteúdo sensível — como Discord, Reddit, X e sites pornô — são obrigados a verificar a idade de seus usuários. A medida faz parte do Online Safety Act, uma legislação que busca restringir o acesso de menores a conteúdo impróprio, como pornografia, discurso de ódio ou material violento.
A lei determina que as plataformas usem métodos “proporcionais e eficazes”, o que levou muitos serviços a adotarem soluções baseadas em biometria facial ou envio de documentos pessoais. Em caso de descumprimento, as multas podem ser milionárias.
A brecha: um print de Death Stranding
You can use Death Stranding’s photo mode to bypass Discord’s age verification https://t.co/o9n0c0lwkI pic.twitter.com/mvYmhZZCVp
— Dany Sterkhov
(@DanySterkhov) July 25, 2025
Só que a internet, como sempre, achou uma forma de contornar o sistema.
Usuários britânicos descobriram que o modo foto do jogo Death Stranding — estrelado por Sam Porter Bridges, personagem interpretado por Norman Reedus — pode ser usado para driblar a verificação facial. Ao gerar uma imagem realista do rosto de Sam no jogo, e exibi-la na tela de um segundo dispositivo (como um celular), o sistema de checagem do Discord, chamado k-ID, aceita o rosto como legítimo.
Em testes conduzidos por internautas e confirmados pelo site PC Gamer, o processo levou menos de 30 segundos e não exigiu nenhum documento ou selfie real. O resultado? Acesso liberado a conteúdo adulto como se nada tivesse acontecido.
Não foi só no Discord
O truque também funcionou no Reddit, onde o mesmo tipo de verificação foi burlado com sucesso. Já serviços mais sofisticados, como o Bluesky — que utiliza a tecnologia Yoti, com detecção de vida (liveness detection) e cruzamento com bancos de dados — conseguiram identificar o golpe e negar o acesso.
Isso evidencia uma diferença crítica entre ferramentas que apenas analisam rostos estáticos e aquelas que verificam se há uma pessoa real do outro lado da câmera.
Você também deve ler!
Este país agora exige reconhecimento facial para acessar sites pornô; veja qual
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.