Estados Unidos ainda usam Windows 95 e disquetes no controle aéreo — mas um colapso recente acelerou a modernização
Sim, você não leu errado. Parte dos sistemas de controle de tráfego aéreo dos Estados Unidos ainda depende de computadores com Windows 95 e disquetes para transferir dados. É o que revelou Chris Rocheleau, administrador da Federal Aviation Administration (FAA), em uma audiência recente no Congresso americano.
Segundo Rocheleau, a FAA pretende substituir completamente a infraestrutura legada, incluindo o uso de papel para registrar a movimentação das aeronaves e sistemas antiquados de comunicação. “A ideia é eliminar de vez as disquetes e os papéis”, afirmou.
Como a tecnologia da década de 1990 ainda domina parte da aviação americana
Embora isso soe como um anacronismo, a realidade é que muitos centros de controle aéreo nos EUA ainda operam com sistemas que seriam dignos de um museu de tecnologia. Em algumas instalações, controladores de voo monitoram e organizam as rotas com papel e caneta, enquanto transferem informações por disquetes. Nos bastidores, boa parte desses sistemas roda em Windows 95, um sistema operacional lançado em 1995.
E isso é só a ponta do iceberg. Redes de telecomunicação desatualizadas, radares com mais de 40 anos e estações meteorológicas obsoletas compõem um cenário que já não atende mais às demandas da aviação moderna.
O apagão que fez o governo americano correr
Por que esses sistemas não foram modernizados antes? A resposta mais comum: falta de orçamento. Mas a situação ficou insustentável após um colapso nas comunicações do aeroporto de Newark Liberty, em Nova Jersey. O incidente recente, que paralisou parte das operações no aeroporto, forçou o governo a acelerar os planos de modernização.
E não foi um episódio isolado. Em 2014, um incêndio criminoso em outro centro de controle causou milhares de cancelamentos e atrasos. Em 2023, falhas em sistemas legados voltaram a comprometer operações em solo americano.
Quanto vai custar a modernização do controle aéreo?
O custo para atualizar toda essa infraestrutura varia conforme a fonte:
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O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, estima que o plano demandará cerca de US$ 12,5 bilhões.
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Já a Modern Skies Coalition, grupo que reúne especialistas da indústria e sindicatos de pilotos, acredita que o valor real deve ultrapassar US$ 31 bilhões — quase o triplo da estimativa inicial.
Por ora, os planos ainda precisam ser aprovados pelo Congresso. Mas a pressão é grande: companhias aéreas, aeroportos e pilotos já se manifestaram publicamente a favor de um investimento robusto.
Um projeto urgente para garantir segurança e eficiência
A modernização do sistema de controle aéreo americano não é apenas uma questão de eficiência operacional — é também uma prioridade de segurança nacional. Com o crescimento constante do tráfego aéreo, a dependência de sistemas frágeis e ultrapassados é um risco que os EUA não podem mais correr.
Agora, resta acompanhar se o Congresso aprovará rapidamente os recursos necessários para, enfim, deixar Windows 95, disquetes e papel de lado na aviação americana.
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