Dune: Awakening atinge 1 milhão de vendas e muda o endgame

Dune: Awakening atinge 1 milhão de vendas e muda o endgame

A Funcom anunciou que Dune Awakening ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, tornando-se o jogo com vendas mais rápidas da história da desenvolvedora. Junto com esta celebração, a empresa revelou importantes mudanças no sistema de endgame do jogo, com foco especial em melhorar a experiência para jogadores que preferem o modo PvE (jogador contra ambiente).

De acordo com os dados divulgados pela Funcom, os jogadores já exploraram mais de 25,5 milhões de quilômetros quadrados de Arrakis, consumiram mais de 6,1 bilhões de gramas de especiaria e mais de 816 mil personagens foram engolidos pelos temíveis vermes da areia Shai-Hulud desde o lançamento do game.

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A grande novidade para os fãs do jogo é a reformulação do Deep Desert, a área de endgame que até agora tinha gerado reclamações por forçar interações PvP (jogador contra jogador) mesmo para usuários que preferiam explorar o jogo de forma mais tranquila. Joel Bylos, diretor criativo de Dune Awakening, esclareceu a posição da empresa em um comunicado: “Nosso objetivo não é forçar jogadores de PvE a interagir com um sistema PvP pelo qual eles podem não ter interesse”.

The Deep Desert is evolving. PvE players will have more space to explore and progress without unwanted conflict. The Landsraad is getting more variety, better pacing, and stronger rewards.Check out the letter from our Creative Director to know more about our plans:bit.ly/Dune_Awakeni…

Dune: Awakening (@duneawakening.com) 2025-06-23T14:54:25.908Z

Esta mudança de rumo representa uma quebra da proposta inicial para o Deep Desert, que havia sido concebido como um território de alta tensão, onde jogadores deveriam estar sempre vigilantes contra possíveis ameaças de outros usuários enquanto buscavam os melhores recursos. A Funcom havia apostado que os jogadores abraçariam esse conceito, formando guildas para superar juntos os desafios da região, mas o feedback da comunidade mostrou uma realidade diferente.

Dune: Awakening
Dune: Awakening

As alterações incluem a criação de áreas específicas no Deep Desert classificadas como “Partial Warfare” (Guerra Parcial), que funcionarão exclusivamente como PvE, permitindo que jogadores solo ou avessos a confrontos com outros usuários possam coletar recursos de endgame e de nível T6 sem serem interrompidos. Entretanto, Bylos fez questão de ressaltar que mesmo nestas áreas PvE, o progresso será mais lento para jogadores solitários, já que o jogo continua “balanceado para guildas e grupos”.

Para manter o equilíbrio e o interesse no modo PvP, a maior parte do Deep Desert continuará classificada como “War of Assassins” (Guerra dos Assassinos), mantendo-se como zonas de alto risco e alta recompensa, onde os recursos mais valiosos estarão disponíveis para os jogadores que aceitarem o desafio de competir contra outros.

Ajustes nas mecânicas de combate e no sistema Landsraad

Além das mudanças estruturais no Deep Desert, a Funcom também anunciou ajustes nas mecânicas de jogo relacionadas ao PvP. Os ornitópteros de reconhecimento equipados com lançadores de foguetes terão sua velocidade e manobrabilidade reduzidas, e os foguetes disparados dessas aeronaves gerarão mais calor, tornando-os mais facilmente detectáveis.

Ornitópteros em Dune: Awakening
Ornitópteros em Dune: Awakening

Em contrapartida, os ornitópteros de reconhecimento sem lançadores de foguetes e equipados com propulsores manterão um impulso de velocidade máxima independentemente das asas, garantindo que continuem sendo os veículos aéreos mais rápidos do jogo. Além disso, será adicionado um lançador de foguetes de infantaria T5 para melhorar a dinâmica dos combates entre veículos e unidades terrestres.

O sistema Landsraad também passará por modificações significativas. A equipe identificou falhas no design atual, como o fato de que o acúmulo de itens é recompensado, algo que não era a intenção original dos desenvolvedores. Bylos não detalhou exatamente como essas mudanças serão implementadas, mas garantiu que a equipe está comprometida em melhorar a experiência com base no feedback dos jogadores.

A recepção da comunidade às mudanças anunciadas tem sido mista. Enquanto alguns jogadores celebram a possibilidade de participar do conteúdo de endgame sem a pressão do PvP, outros criticam a decisão, argumentando que a Funcom está alterando drasticamente a proposta original do jogo.

Vale lembrar que Dune Awakening nem completou um mês de lançamento, e é normal que ajustes sejam feitos nesta fase inicial. Com o sucesso comercial já estabelecido, a Funcom parece estar em posição confortável para continuar evoluindo o jogo nos próximos anos, com planos para introduzir regularmente novo conteúdo PvE a cada 3-4 meses, incluindo mapas semelhantes ao Hagga Basin.

Fonte: WCCFTech

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