
Você sabia que a Sony lançou um PS1 capaz de rodar filmes? Conheça essa raríssima versão
Você sabia que a Sony lançou um PS1 capaz de rodar filmes? Conheça essa raríssima versão
Uma das edições mais raras e cobiçadas por colecionadores de consoles mundo afora é o PS1 Fat modelo SCPH-5903. O seu grande diferencial, em relação a todas as demais opções do primeiro console da Sony, é que, além de CDs de áudio, era possível reproduzir vídeos, no formato VCD. Uma espécie de precursor do DVD.
Uma raridade feita para o mercado asiático
window.GALLERY_682377b88d8eb = [{“id”:”305710″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/3-is-enough-isnt-it-v0-215idzvazjod1.webp”,”caption”:””},{“id”:”305711″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/3-is-enough-isnt-it-v0-8qjhzcwazjod1.webp”,”caption”:””},{“id”:”305712″,”url”:”https://www.hardware.com.br/wp-content/uploads/2025/05/3-is-enough-isnt-it-v0-wg1ovzvazjod1.webp”,”caption”:””}];
},
nextImage() {
this.setCurrentImage((this.currentIndex 0) {
return;
}
this.currentIndex = index;
this.updateUrl();
},
updateUrl() {
const url = new URL(window.location);
url.searchParams.set(‘image’, this.currentIndex);
window.history.pushState({}, ”, url);
},
handleTouchStart(event) {
this.startX = event.touches[0].clientX;
},
handleTouchEnd(event) {
this.endX = event.changedTouches[0].clientX;
if (this.startX – this.endX > 50) {
this.nextImage();
} else if (this.endX – this.startX > 50) {
this.prevImage();
}
},
init() {
this.images = window.GALLERY_682377b88d8eb;
const urlParams = new URLSearchParams(window.location.search);
const imageIndex = parseInt(urlParams.get(‘image’));
if (!isNaN(imageIndex) && imageIndex >= 0 && imageIndex
Assim como inúmeros outros produtos que foram destinados a mercados específicos, como a edição European Automobile Color, do PS2, essa edição curiosa do PS1 foi vendida apenas em algumas regiões da Ásia, como Hong Kong, em 1997.
O lançamento tinha um propósito estratégico. No mercado asiático os VCDs eram extremamente populares. Por lá, o DVD, lançado em 1996, ainda não havia se consolidado. A Sony entendia que podia usar o PS1 como um produto para combater a avalanche de players de VCD genéricos que dominavam o mercado local.
Design exclusivo
O SCPH-5903 trazia um diferencial visível logo de cara. Enquanto os modelos tradicionais do PS1 fat tinham carcaça cinza-bege, essa versão vinha na cor branca, semelhante ao visual do PSOne, ou PS1 Baby, como é carinhosamente conhecido no Brasil.
Internamente, o console vinha equipado com um chip específico para decodificação de VCDs, o que permitia a reprodução de vídeos nativa no console.
O que era o VCD?
O Video CD, ou VCD, foi lançado em 1993, como uma iniciativa conjunta da Philips, Sony, Panasonic e JVC. A ideia era simples: substituir o VHS com um formato digital, usando discos ópticos do mesmo tipo dos CDs de áudio.
Cada VCD tinha capacidade para cerca de 74 a 80 minutos de vídeo. Em termos de resolução, era baixo, 352×240 pixels (NTSC) ou 352 x288 pixels, no sistema PAL, e o codec para compressão de vídeo era o MPEG-1. A qualidade era semelhante à de uma fita VHS, mas em formato digital, compacto e mais resistente ao desgaste físico. Sobre o áudio, o formato lidava com o modo estéreo em MPEG-1 Layer 2, a 224 kbps, com taxa de amostragem de 44,1 kHz.
Quantas unidades existem desse PS1 que reproduz VCD?
Enquanto o PlayStation original ultrapassou a marca de 102 milhões de unidades vendidas no mundo, o modelo SCPH-5903 teve tiragem extremamente limitada. Algumas estimativas falam em cerca de 5 a 10 mil unidades foram produzidas.
Abaixo você pode conferir a imagem de um post do Reddit em que o dono de uma dessas unidades compartilha a imagem do console. Repare que no canto superior direito há o termo Video CD.
Já nesse post do perfil retro.gamer.cara no Instagram podemos ver o console em outro ângulo. Como destaca o autor da postagem, além da reprodução dos filmes em VCDs, essa versão tinha uma fonte de alimentação universal.
Na imagem abaixo você consegue ver como era o menu de reprodução do VCD no PS1, postado pelo site zonadepruebas.
Acessórios que replicaram a ideia
Agora vem mais um detalhe que irá “explodir a sua mente”. O modelo SCPH-5903 foi o único oficial da Sony com suporte ao VCD, mas isso não significa que outras empresas não conseguiram fazer outras edições do PS1 reproduzirem esse formato de vídeo, certo?
Um dos acessórios para essa finalidade foi o PS Movie Card, criado pela marca Topking. Ao ser conectado à porta paralela traseira de modelos como SCPH-100x até SCPH-750x, o acessório permitia ao console ler VCDs nos padrões 1.0, 1.2 e 2.0. No ebay é possível encontrar esse adaptador por US$ 276.
Outro dispositivo curioso foi o Gamar PSX-001, que, além de reproduzir VCDs, funcionava também como um GameShark, permitindo a aplicação de códigos em diversos jogos.
Na imagem abaixo, o PS1 equipado com um desses acessórios, aparece reproduzindo o filme o “Silêncio dos Inocentes”, lançado em 1991.
Um caso similar do mercado alternativo competindo com a Sony aconteceu de maneira ainda mais interessante na época de lançamento da tela LCD compatível com o PS1 Baby, Inicialmente, o acessório era para ser lançado em 2000, mas a Sony precisou adiar para outubro de 2001. Na Europa chegou ainda mais tarde, em abril de 2002.
Nesse meio tempo, diversas empresas lançaram suas telas compatíveis com o PS1 antes mesmo da opção da Sony. Contei essa história aqui. Clique para ler.
Você já sabia que o PS1 era capaz de reproduzir VCDs? Comente abaixo.
Aproveite e confira também:
Você sabia? Michael Jackson estava no lançamento do PS1 na E3 95 e ainda jogou Tekken no fliperama
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.