Quer ver o trailer de GTA 6 com qualidade máxima? Existe uma versão melhor do que a do YouTube — e você pode baixá-la

Quer ver o trailer de GTA 6 com qualidade máxima? Existe uma versão melhor do que a do YouTube — e você pode baixá-la

O segundo trailer de GTA 6, lançado pela Rockstar no dia 06 de maio, já ultrapassou a impressionante marca de 100 milhões de visualizações no Youtube.Somando outros canais de distribuição do conteúdo, o vídeo já acumula mais de 500 milhões de views. Mas existe um detalhe que muitos podem não ter notado: a melhor versão do trailer não está no YouTube.

A diferença que a compressão faz

No youtube, o trailer foi disponibilizado em 4K. No entanto, assim como nos serviços de streaming, a experiência final de consumo de um vídeo em altíssima resolução é impactada por algumas variáveis, principalmente a questão da compressão que as plataformas utilizam.

Ao baixar o vídeo do segundo trailer de GTA 6 utilizando o software 4K Video Downloader+, observamos, através da ferramenta MediaInfo, que o arquivo de 161 MB, está com um bitrate médio de 8.078 Mbps, enquanto no áudio o bitrate é de 128 Kbps. Números baixos.

Captura de tela 2025 05 14 120306

Existe uma versão de verdade em altíssima qualidade?

Sim, no site oficial do GTA 6 há uma área para downloads – que aparece ao clicar no botão representado por dois tracinhos – em que você pode baixar diversos materiais de divulgação relacionados ao game: vídeos, capturas de tela, ilustrações e fundos de tela.

Na sessão vídeos, encontramos para download tanto o primeiro trailer quanto o segundo, e outros clipes individuais de alguns momentos selecionados.

Captura de tela 2025 05 14 120511Muitos podem estar completamente satisfeitos com a qualidade do trailer no YouTube, mas, se você busca uma versão mais fiel — ou pretende criar conteúdo como análises quadro a quadro — vale a pena baixar o arquivo oficial.

Salto nos números

O segundo trailer, na versão para download, tem 1,3 GB. A diferença salta aos olhos quando comparamos ao arquivo de 161 MB baixado via YouTube. A primeira reação é ficar impressionado com tamanha discrepância, o que pode ajudar a explicar a diferença na qualidade da imagem.

Em partes, sim. Mas há um detalhe muito importante a se considerar aqui.

Novamente olhando os dados através do mediainfo observe que o codec desse vídeo disponibilizado no site da Rockstar é o Xvid, identificado aqui como Xvid 74.

GTA

Baseado na especificação do MPEG-4 ASP (Advanced Simple Profile), esse codec é muito antigo e pouco eficiente comparado aos padrões modernos como o H.264 e H.265, por exemplo. Agora, o porque a Rockstar colocou o vídeo para download com esse codec é uma pergunta que fica no ar. Com esse codec o vídeo nem foi reproduzido na minha TV, uma LG SM9000. 

É possível resolver isso reecondado o arquivo para um codec mais atual, vamos fazer isso em seguida.

Mas antes, atente-se também para o altissimo bitrate do vídeo: 62.6 Mbps, podendo alcançar até 70 Mbps.

Ao comparar com o vídeo baixado diretamente pelo youtube temos o seguinte:

  • Youtube: 8.078 Mb/s
  • Vídeo baixado direto pelo site da Rockstar: 62.6 Mbps

Temos novamente aqui um contraste gigantesco dos números. No entanto, o codec conta muito nesse caso. Para manter uma boa qualidade visual com Xvid, é necessário um bitrate muito maior. Dentre os motivos pra isso, o algoritmo não é eficiente quando comparado a opções modernas.

Como reajustar o vídeo para um codec atual e mantendo uma super qualidade?

Uma das ferramentas que você pode utilizar para fazer isso é o Handbrake, um conversor de arquivos de vídeo gratuito.

Ao abrir a tela do software, selecione o arquivo do vídeo baixado no site da Rockstar. A análise do arquivo será feita rapidamente

Primeiramente, em perfil, altere para H.265 MKV. Um pouco mais abaixo, em formato, escolha MKV.

Captura de tela 2025 05 14 113622

Passando agora para a aba Vídeo, mantenha o H.265 (x265) como decodificador. Caso você tenha uma placa de vídeo da NVIDIA pode alterar também para H.265 (NVIDIA NVenc), motor de codificação de vídeo por hardware presente a partir da série GeForce GTX 600 em diante. Neste modo, ao invés da CPU, o trabalho é alocado para a GPU.

Captura de tela 2025 05 14 114127

Em taxa de frames, vamos retornar para 30, já que no original é assim.

Agora vamos mexer com a questão da qualidade. Em um valor de RF de 18 você já obtém uma reprodução em altíssima qualidade (quase indistinguível do original). Mas, caso você deseje preservar ao máximo, pode descer mais esse valor, próximo ao 0. Valores mais baixos em RF aumentam o arquivo final. No meu caso, deixei setado em 10.5.

Captura de tela 2025 05 14 114621

 

Passamos agora para o áudio. Aqui. O áudio original está em AAC 192 kbps, 48 kHz estéreo. Para preservar isso, selecione AAC Passthru. Com isso, vamos manter o áudio original sem reencodificar.

Captura de tela 2025 05 14 115032

Renomeie o arquivo como deseja, no campo “Salvar Como” e em “Explorar” escolha onde o arquivo será salvo. Feito isso, clique no botão “Iniciar Conversão” na parte superior da tela

Vamos retornar ao MediaIanfo e analisar as novas propriedades do arquivo.

O vídeo agora ficou com 376 MB e o bitrate médio é de 18.9 Mbps. Temos agora um arquivo que é compatível com mais dispositivos, menor que o vídeo original, que passava de 1 GB, e, embora o número absoluto do bitrate seja menor ao arquivo da Rockstar, a diferença na prática é imperceptível. E, é claro, a qualidade final é bem superior ao do Youtube

Captura de tela 2025 05 14 115915

As principais diferenças passam por mais detalhes preservados e, principalmente, menos artefatos visuais (como blocos, ruído, borrões em cenas rápidas), além do áudio ser bem melhor.

Falando em áudio, mostramos aqui no Hardware.com.br todas as músicas que tocam no segundo trailer de GTA 6. Clique aqui para ler.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top