TSMC leva multa bilionária do governo dos EUA por fornecer chips à China; empresa diz que foi enganada

TSMC leva multa bilionária do governo dos EUA por fornecer chips à China; empresa diz que foi enganada

A TSMC, maior fabricante de chips do mundo, entrou na mira do governo dos Estados Unidos. A empresa taiwanesa recebeu uma multa bilionária do Departamento de Comércio por supostamente fabricar chips que violam as restrições impostas à China, informa a Reuters.

Multa milionária por chips ligados à Huawei

Segundo informações divulgadas, a TSMC produziu chips que foram posteriormente utilizados nos aceleradores de IA Huawei Ascend 910. A fabricação desses componentes ocorreu em 2023, após um pedido feito pela Sophgo, uma parceira da Bitmain — conhecida por atuar com chips de mineração.

Esses chips, altamente avançados e com bilhões de transistores, acabaram violando as regras comerciais dos EUA que restringem o acesso chinês a tecnologias de ponta. A violação veio à tona após a desmontagem de um acelerador Ascend 910, revelando o uso de componentes da TSMC.

TSMC diz que foi enganada

tsmc

De acordo com a TSMC, a empresa não tinha conhecimento do verdadeiro destino desses chips no momento da produção. Assim que percebeu a conexão com a Huawei, a fabricante interrompeu as entregas e notificou as autoridades americanas. Como resultado, a Sophgo foi incluída na lista de empresas banidas dos EUA, proibidas de acessar tecnologias norte-americanas.

Esquema de empresas de fachada para abastecer a Huawei

Relatos indicam que a Huawei também teria recebido dois milhões de chips para o modelo Ascend 910B por meio de empresas de fachada. Essas companhias teriam feito pedidos diretamente à TSMC, contornando as sanções. O motivo seria a dificuldade da Huawei em fabricar chips de alta performance localmente.

TSMC vai reforçar verificação de novos pedidos

Com a repercussão do caso e a pesada sanção financeira, a TSMC agora promete reforçar os mecanismos de verificação para novos clientes. A ideia é evitar que a empresa volte a ser usada, mesmo sem intenção, como ferramenta para burlar as regras internacionais impostas aos players chineses.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top