O dia em que Bill Gates e Paul Allen recriaram a foto mais icônica da história da Microsoft
O dia em que Bill Gates e Paul Allen recriaram a foto mais icônica da história da Microsoft
Hoje, exatamente em 4 de abril, a Microsoft completa 50 anos. A companhia se junta a AMD, Intel, Apple, HP, entre outros nomes importantes do mercado de tecnologia que também já alcançaram tal marca simbólica.
Gates e Allen, como Jobs e Wozniak: parcerias que fizeram história
Assim como acontece com a Apple, em que a fundação da empresa está muito associada à imagem de Steve Jobs, a Microsoft tem muito a cara de Bill Gates. É sempre ele que vem à tona quando se fala sobre a história da companhia. Mas ambas as empresas foram desenhadas em parceria. A Apple por dois Steves, Jobs e Wozniak, e a Microsoft por Bill Gates e Paul Allen.
Um contraste visual: o “garotinho” da Microsoft

O contraste entre Allen e Gates era visualmente impactante. Embora a diferença de idade entre ambos fosse de apenas 2 anos e 5 meses quando a Microsoft — que começou com a grafia Micro-Soft — foi lançada, Gates, que tinha naquela época 19 anos, parecia muito mais jovem que Allen, que já tinha seus 22 anos. E essa diferença visual se estendeu. Repare abaixo na imagem de 1978 do primeiro grande time da Microsoft. Gates parece destoa completamente.
O começo: Altair, BASIC e a faísca que deu origem à Microsoft
Gates acabou posicionando seu nome na história, impulsionado pela visão de Allen, que ficou contagiado em relação ao Altair 8800, e entendeu que daria para explorar aquilo. Que a ideia de computadores em lares poderia revolucionar tudo. E revolucionou. Paul Allen viu o Altair 8800 na capa da revista Popular Electronics, em janeiro de 1975, e convenceu Gates a criar um interpretador BASIC para ele. Decisão que se tornou o embrião do que acabou virando a Microsoft como empresa. Recentemente, Gates compartilhou esse código-fonte histórico.
O primeiro grande contrato: MITS e o nascimento do BASIC da Micro-Soft
Esse interpretador foi enviado para a MITS (fabricante do Altair). O software rodou de primeira, mesmo sem Gates e Allen nunca terem testado fisicamente num Altair 8800 — tudo foi feito através de um emulador. A MITS ficou tão impressionada que licenciou o BASIC da Micro-Soft. Esse foi o primeiro produto da empresa. A ideia do licenciamento seria o que tornaria a empresa um titã no mercado a partir de parcerias incríveis, como o acordo com a IBM, firmado na década de 80.
A década mágica: o crescimento da Microsoft nos anos 80
Os anos 80 foram mágicos para a Microsoft. Nesta década, foi fechado o acordo de licenciamento do MS-DOS para o IBM PC, Bill Gates virou presidente e CEO, enquanto Allen ficou como vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento. A Microsoft também fez seu IPO nesta década, tornando Gates o bilionário mais jovem da história na época.
A foto que marcou uma era
Foi também nesta década que uma das fotos mais emblemáticas do que resume a Microsoft em seus primeiros anos foi tirada: a icônica imagem de Paul Allen e Bill Gates rodeados de PCs. Nada representava mais a Microsoft do que isso. A parceria entre os fundadores com o que tornou possível mudar a vida de ambos — os computadores pessoais.
A ruptura entre Allen e Gates
A relação entre Gates e Allen não teve só festa e abraços fraternais. Allen saiu da Microsoft em 1983. A decisão foi motivada porque, em 1982, Allen foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer. Durante o tratamento, ele começou a se afastar das atividades do dia a dia. Segundo relatou em sua autobiografia, intitulada Idea Man, ele ouviu Gates e Steve Ballmer — que, na época, era gerente executivo sênior — conversando sobre diluir sua participação acionária, enquanto ele estava doente.
Na mesma biografia, lançada em 2011, Allen chama Gates de “oportunista mercenário”, e afirma que o estilo altamente exigente de Gates teria contribuído para abalar a amizade.
Reencontro e reconciliação
Paul Allen faleceu em 2018, mas teve tempo de se reaproximar de seu antigo parceiro. Em 2013, eles recriaram a icônica foto, rodeados pelos mesmos computadores. O encontro aconteceu numa visita de Gates ao “Living Computer Museum”, fundado por Allen.
Paul Allen compartilhou na época o momento em sua conta no antigo Twitter e celebrou:
“Foi muito divertido reencontrar pioneiros da computação na #LCMCelebration ontem à noite! Aqui estou com meu velho amigo @BillGates”, escreveu Allen.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.