Jovens japoneses estão se endividando por causa de jogos com microtransações; revela estudo
Jovens japoneses estão se endividando por causa de jogos com microtransações; revela estudo
Um levantamento feito pela instituição financeira japonesa SMBC mostrou que parte significativa da geração Z no Japão está enfrentando dificuldades financeiras após gastar demais com jogos. O estudo, realizado em fevereiro de 2025, ouviu mil pessoas entre 20 e 29 anos — metade homens, metade mulheres — e revelou um padrão preocupante de consumo relacionado a microtransações e mecânicas gacha.
Microtransações e gacha estão afetando o bolso dos jovens
De acordo com o relatório, 21,6% dos entrevistados afirmaram já ter gasto dinheiro com jogos, seja para comprar itens virtuais ou participar de mecânicas gacha, como as populares em Genshin Impact. E o mais alarmante: 18,8% dessas pessoas admitiram que gastaram tanto com jogos que não conseguiram pagar despesas básicas, como aluguel e alimentação.
Entre os que exageraram nos gastos, os homens aparecem com um índice maior (22,8%) em comparação às mulheres (14,8%).
Para muitos, jogar sem gastar tira a graça
O estudo também revelou que 17,9% dos jovens estão dispostos a pagar por vantagens dentro do jogo, enquanto 20,8% afirmaram que não conseguem aproveitar o game se não realizarem compras ingame. Isso mostra como os jogos têm incentivado uma cultura de consumo que vai além do entretenimento, mexendo diretamente com o emocional e o psicológico dos jogadores.
Segundo o site Polygon, o Japão representa 14,3% de todos os gastos feitos em jogos nos marketplaces da Apple e do Google. Ou seja, o país é um dos grandes consumidores globais de games com microtransações.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.