Google define novos requisitos: Android 15 exigirá aparelhos de no mínimo 32 GB de armazenamento
Google define novos requisitos: Android 15 exigirá aparelhos de no mínimo 32 GB de armazenamento
O Google anunciou uma mudança importante nos requisitos mínimos para rodar o Android 15. A partir da nova versão do sistema, os smartphones e tablets precisarão ter pelo menos 32 GB de armazenamento interno para receber a atualização, informa o Android Authority.
Fim da linha para celulares com 16 GB
Até o Android 14, era possível rodar o sistema com apenas 16 GB de espaço. Com o Android 15, isso muda: apenas aparelhos com 32 GB ou mais poderão ser atualizados. E mais — 75% desse espaço deve estar disponível para o sistema e aplicativos.
Com isso, aparelhos básicos com pouco armazenamento, especialmente os que ainda são vendidos em mercados emergentes, podem ficar presos em versões antigas do Android.
Requisitos valem para novos aparelhos e atualizações
A nova exigência vale tanto para dispositivos lançados a partir de agora quanto para aparelhos que receberiam a atualização para o Android 15. Ou seja, mesmo que seu celular tenha bom desempenho, se ele não tiver espaço suficiente, ficará travado no Android 14.
Versão aberta do Android ainda é uma opção
Apesar da nova exigência, o Google não pode impedir que fabricantes lancem celulares com menos de 32 GB, desde que esses modelos usem a versão open source do Android (AOSP), sem os aplicativos e serviços do Google.
No entanto, o Google pode restringir o acesso ao Google Mobile Services (GMS), o pacote que inclui a Play Store e outros apps essenciais. Isso torna inviável lançar um celular Android “padrão” sem cumprir os novos requisitos.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.