
Clássico dos FPS: Quake II ganha versão gerada por IA da Microsoft— e você pode testar direto no navegador
A Microsoft desenvolveu uma versão jogável de Quake II criada com IA. A demo pode ser acessada diretamente pelo navegador, sem instalação, e representa um avanço interessante na aplicação de modelos generativos nos jogos clássicos.
Quake II gerado por IA: como assim?
A demo é fruto de um projeto chamado Muse, apresentado pela Microsoft como parte da sua estratégia de IA para o Xbox e o desenvolvimento de jogos. A ideia é usar inteligência artificial generativa para entender o funcionamento interno de um game — incluindo física, gráficos e mecânicas — e então recriar esse jogo de forma portátil, sem necessidade de rodar o motor original.
Segundo a Microsoft, o Muse não pretende substituir os desenvolvedores, mas sim fornecer suporte para acelerar processos criativos. A IA poderá auxiliar estúdios na prototipagem de novas experiências de gameplay, permitindo testar ideias rapidamente. Além disso, Muse pode ser uma ferramenta valiosa para adaptar jogos clássicos a plataformas modernas, contribuindo para a preservação da história dos games.
No caso de Quake II, o modelo de IA aprendeu como o jogo se comporta com base em dados e vídeos de gameplay. A partir daí, conseguiu gerar uma versão jogável que roda direto no navegador, bastando uma conta Microsoft e conexão com a internet.
A demo: simples, mas promissora
A primeira apresentação do Muse rodava a 10 fps e resolução de 300×180. Já a nova demo de Quake II está em 640×360 e tem performance um pouco melhor — embora ainda longe de algo comercial. A experiência é limitada, com inimigos borrados e mecânicas simples, mas é impressionante pelo que representa: um jogo gerado por IA, sem motor original.
O gameplay tem um tempo de sessão limitado. Depois disso, é preciso reiniciar a demo. Mesmo assim, vale conferir.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.