Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, leva Katy Perry e outras 5 mulheres, incluindo a noiva do magnata da Amazon, ao espaço
A Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, realizou com sucesso, nesta segunda-feira (14), a missão suborbital NS-31, levando ao espaço uma tripulação composta exclusivamente por mulheres. O lançamento aconteceu por volta das 7h30 (horário local do Texas), com a cápsula New Shepard cruzando a chamada linha de Kármán — considerada o limite entre a atmosfera e o espaço.
Ver essa foto no Instagram
Entre as tripulantes estavam a cantora Katy Perry, a jornalista Gayle King, a engenheira e ex-NASA Aisha Bowe, a ativista Amanda Nguyen, a produtora Kerianne Flynn e a apresentadora Lauren Sánchez, que também é noiva de Jeff Bezos, fundador da Blue Origin.
Primeira tripulação totalmente feminina da Blue Origin
Ver essa foto no Instagram
Apesar da presença feminina no espaço não ser novidade, essa foi a primeira vez que a Blue Origin enviou uma tripulação formada só por mulheres em um voo tripulado. De todas as 11 missões tripuladas realizadas pela empresa até agora, nenhuma havia tido essa configuração.
Experiência em gravidade zero e pouso em segurança
A cápsula atingiu a gravidade zero cerca de três minutos após o lançamento, permitindo que as passageiras experimentassem a sensação de flutuar por alguns minutos antes do início da reentrada.
O foguete New Shepard pousou verticalmente na base de lançamento após cerca de 7 minutos, e a cápsula retornou à Terra com segurança por volta dos 10 minutos de missão. O momento do pouso foi acompanhado com entusiasmo por familiares e celebridades presentes no deserto do Texas, incluindo Oprah Winfrey, Kris Jenner e Khloé Kardashian.
Katy Perry realiza sonho de ir ao espaço
Ver essa foto no Instagram
Katy Perry, uma das figuras mais conhecidas da tripulação, compartilhou a emoção com seus seguidores nas redes sociais antes do voo:
“Esperei 15 anos por esse momento. Estou MUITO honrada de estar ao lado de mulheres incríveis nessa missão histórica”, escreveu a cantora.
Katy Perry lands safely and kisses the ground after Blue Origin space trip.
She sang “What a Wonderful World” while in the space capsule. pic.twitter.com/1tdQ4FVvzL
— Rolling Stone (@RollingStone) April 14, 2025
Ao desembarcar, visivelmente emocionada, ela chegou a beijar o solo e erguer uma flor em direção ao céu. Já Lauren Sánchez correu para abraçar Jeff Bezos e perguntou onde estavam seus “bebês”.
Bezos também homenageou o grupo escrevendo em sua conta no X “
Seleção pessoal e propósito da missão
A seleção das tripulantes foi feita pela própria Sánchez, que idealizou a missão “Taking Up Space” como forma de celebrar o papel da mulher em diferentes esferas. A ex-engenheira da NASA, Aisha Bowe, agora empreendedora no setor de tecnologia, destacou:
“Espero que minha jornada inspire jovens ao redor do mundo a seguirem seus sonhos.
Turistas espaciais e o avanço do setor
O voo suborbital faz parte da iniciativa da Blue Origin de popularizar o turismo espacial, setor que também conta com concorrência da Virgin Galactic, onde um assento custa cerca de US$ 600 mil.
Apesar de curta, a missão NS-31 representa mais um passo para tornar o espaço um ambiente mais acessível. Desde Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço em 1963, e Sally Ride, a primeira norte-americana em 1983, o número de astronautas mulheres cresceu. Mas iniciativas como essa ainda são fundamentais para equilibrar a balança.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.