Alternativa à Samsung: SK hynix começa a fornecer chips GDDR7 para placas RTX 50 da NVIDIA

Alternativa à Samsung: SK hynix começa a fornecer chips GDDR7 para placas RTX 50 da NVIDIA

Até agora, os chips GDDR7 usados nas placas da série RTX 50 – inclusive nas versões mobile – vinham exclusivamente da Samsung. Apesar do suporte oficial também incluir Micron e a própria SK hynix (informação que aparece nas análises de firmware), só a Samsung tinha fornecido chips até o momento.

Reviewers que desmontaram placas como a RTX 5080 de 16 GB identificaram chips Samsung do modelo K4VAF325ZC-SC32, com velocidade de até 32 Gbps, enquanto o restante da linha Blackwell (inclusive notebooks) usava chips de 28 Gbps, também da Samsung.

Mas essa exclusividade da gigante sul-coreana acabou. A SK Hynix também fornecerá.

RTX 5070 será a primeira com GDDR7 da SK hynix

Como destaca o TechPowerUp, segundo o conhecido leaker MEGAsizeGPU (@Zed__Wang), a SK hynix já começou a fornecer GDDR7 para as RTX 50, com a RTX 5070 sendo o primeiro modelo a adotar os novos chips. A informação reforça que a NVIDIA está diversificando suas fornecedoras agora que a SK hynix concluiu a produção em larga escala e obteve a certificação necessária.

NVIDIA tem vantagem nas negociações

Com uma posição confortável de liderança no mercado de GPUs, a NVIDIA tem poder de barganha para escolher os melhores acordos com fornecedores. Isso explica por que a empresa pode alternar entre Samsung, SK hynix e, futuramente, Micron — sempre buscando o melhor custo-benefício e disponibilidade para atender à demanda global.

Produção em massa já começou

A SK hynix já havia anunciado planos para iniciar a produção em massa da memória GDDR7 no final de 2023 ou início de 2024. Pelo visto, o cronograma foi cumprido: os novos chips não só estão prontos como também já passaram pela certificação da NVIDIA.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top