
Adobe atualiza Premiere Pro com novas funções de IA que prometem facilitar (muito) a vida dos editores; veja as novidades
A Adobe anunciou uma série de novidades baseadas em inteligência artificial para seus principais softwares de criação. O Premiere Pro, After Effects e o Frame.io foram atualizados com ferramentas que agilizam o fluxo de trabalho e reduzem etapas repetitivas. Tudo isso graças ao poder do Adobe Firefly, o modelo de IA generativa da empresa.
Confira os destaques:
Generative Extend: estenda clipes de vídeo com um clique
Uma das grandes novidades no Premiere Pro é o recurso Generative Extend. Com ele, é possível prolongar automaticamente trechos de vídeo que ficaram curtos demais na edição. Basta selecionar o frame, escolher a ferramenta e arrastar o clipe. O Firefly gera o restante da cena em segundo plano — mantendo o estilo e a qualidade do vídeo original.
O recurso suporta resoluções em 4K e, por enquanto, está gratuito para testes. No futuro, a Adobe deve aplicar o sistema de créditos do Firefly, considerando fatores como resolução e taxa de quadros.
Legendas automáticas em 27 idiomas
O Premiere Pro agora permite traduzir automaticamente legendas para 27 idiomas diferentes. Isso facilita a acessibilidade do conteúdo e amplia o alcance dos vídeos para públicos internacionais.
Também é possível criar múltiplas trilhas de legendas em línguas diferentes no mesmo projeto, o que ajuda tanto na edição quanto na publicação em plataformas multilíngues.
Novo sistema de gerenciamento de cor
A Adobe também introduziu o Premiere Color Management, um modo simplificado de lidar com cores. Com ele, o software converte automaticamente arquivos RAW ou log para SDR ou HDR, sem a necessidade de LUTs.
Além disso, há uma nova pipeline de cor em wide-gamut, que melhora o resultado da correção de cor com o Lumetri. E para quem não é expert em color grading, a Adobe disponibilizou seis predefinições que facilitam o processo.
After Effects ganha melhorias em 3D e HDR
O After Effects foi atualizado para a versão 25.2 com melhorias importantes. A pré-visualização agora está mais fluida graças a um novo sistema de cache que combina RAM e disco. Entre as novidades:
-
Suporte nativo a arquivos FBX 3D
-
Luzes ambientais animadas para composições 3D
-
Suporte HDR aprimorado em monitores compatíveis
-
Novos atalhos de navegação e menus otimizados
Tudo isso ajuda a acelerar o processo de criação de gráficos animados e efeitos visuais complexos.
Frame.io com mais espaço e novas ferramentas de colaboração
O Frame.io, plataforma de colaboração da Adobe, também foi turbinado:
-
Mais espaço de armazenamento para evitar o uso de serviços de nuvem externos
-
Ferramentas para revisão de documentos e geração automática de transcrições
-
Opção de marcar vídeos com marca d’água
Esses recursos são especialmente úteis para equipes que trabalham remotamente em projetos de vídeo e precisam manter tudo organizado e seguro.
Disponibilidade das novas funções
As novas ferramentas já estão disponíveis para os usuários do Premiere Pro, After Effects e Frame.io. As funções de IA ficarão gratuitas por tempo limitado.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.