A febre dos livros Bobbie Goods: do TikTok ao sucesso no Brasil
A febre dos livros Bobbie Goods: do TikTok ao sucesso no Brasil
Se você já passou algum tempo nas redes sociais nos últimos tempos, é bem provável que tenha se deparado com vídeos de pessoas colorindo desenhos fofos de ursinhos. Esses são os Bobbie Goods, uma coleção de livros de colorir que explodiu na internet e conquistou o Brasil.
O que começou como uma trend divertida virou um fenômeno cultural, com mais de 150 mil cópias vendidas em poucos meses. Mas o que torna esses livros tão especiais? E como eles foram além dos ursinhos para abraçar temas como Disney e fantasia? Vamos mergulhar nessa história colorida e descobrir por que Bobbie Goods é a nova mania dos brasileiros.
Leia também:
6 canetinhas perfeitas para colorir os livros Boobie Goods com estilo e criatividade
A origem: uma trend que conquistou o TikTok
Tudo começou em 2021, quando a designer americana Abbie Goveia lançou os Bobbie Goods, uma série de livros de colorir cheia de ilustrações adoráveis, inicialmente focada em ursinhos em cenas tranquilas, como piqueniques ou tardes ensolaradas.
A proposta era simples: oferecer um momento de relaxamento e criatividade para pessoas de todas as idades, usando canetinhas para dar vida às artes. No TikTok, a hashtag #bobbiegoods virou um ponto de encontro para criadores que compartilhavam o processo de colorir, exibindo paletas de cores vibrantes, efeitos degradê e texturas impressionantes. Alguns vídeos chegaram a milhões de visualizações, com usuários mostrando desde o primeiro traço até a página finalizada, digna de quadro.
A vibe dos Bobbie Goods lembra a febre de Jardim Secreto, que dominou as redes anos atrás, mas com um toque mais moderno e acessível. No TikTok, a comunidade de colorir compartilha dicas, como quais canetas usar para criar sombras ou como combinar tons para um visual profissional.
É o tipo de conteúdo que hipnotiza: você começa assistindo por curiosidade e, de repente, já está pensando em comprar seu próprio livro.
Do digital ao papel: um sucesso nas livrarias
O que era apenas um sucesso online logo ganhou as prateleiras. No Brasil, entre dezembro de 2024 e março de 2025, os livros de colorir venderam mais de 150 mil cópias, segundo a Nielsen Bookscan, mostrando que a trend transcendeu o TikTok e chegou ao mercado físico e virtual.
Na Amazon, as edições Do Dia para a Noite, Dias Quentes e Isso e Aquilo dominam o ranking dos mais vendidos, deixando para trás até outros livros viralizados, como Café com Deus Pai. Publicados no Brasil pelas editoras Sextante e HarperCollins, os Bobbie Goods custam entre R$ 24 e R$ 55, com opções de livros individuais ou kits com várias edições, tornando-os acessíveis para diferentes bolsos.
Originalmente, as ilustrações eram vendidas como PDFs digitais, mas a explosão da demanda levou à produção de livros físicos, com papel de alta qualidade que suporta as canetinhas sem borrar. E, claro, o maior investimento não está no livro em si, mas nas canetas.
Atualmente é possível encontrar kits de marcadores diversos, que podem começar custando cerca de R$30 para os com quantidades menores de cores e até uma média de R$120 ou mais para quem quiser mais opções. Ele permitem criar efeitos incríveis, como degradês e texturas, tendo em sua maioria a dupla ponta (uma fina para detalhes, outra larga para preenchimento), sendo assim especialmente populares, dando um acabamento profissional às ilustrações.
Além dos ursinhos: um universo de temas
Se no começo os Bobbie Goods eram sinônimo de ursinhos fofos, hoje a coleção é um universo de criatividade. A ideia acabou se expandido e hoje em dia já existem lugares que oferecem livros semelhantes para colorir, mas com outros temas e edições temáticas.
Ou seja, agora dá para colorir personagens de animes como Pokémon e One Piece, ou até mesmo aqueles queridinhos da Disney como Stich ou focar em outros tipos de animais como coelhinhos e criaturas mágicas como unicórnios.
Essa diversificação foi uma jogada esperta, já que muitas pequenas empresas e gráficas aproveitaram a febre dos Bobbie Goods para vender outras opções de livros de colorir que podem falar mais diretamente com vários tipos de públicos.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.