Plágio? Artista diz que Marvel Snap usou fanart sem permissão em carta do jogo
Plágio? Artista diz que Marvel Snap usou fanart sem permissão em carta do jogo
Em uma postagem nas redes sociais, o ilustrador Jason(Jay) Kiantoro afirma que uma de suas artes criadas em 2018 foi utilizada sem autorização como base para uma carta oficial do game.
O caso envolve o personagem M’Baku, conhecido pela participação em Pantera Negra e nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Segundo o artista, após tentar diversas vezes um contato profissional com o estúdio responsável pelo jogo, percebeu que o design da carta de M’Baku lançada em 2022 tem semelhanças suspeitas com o seu fanart original, publicado anos antes.
“Hoje descobri que meu fanart do M’Baku de Pantera Negra, feito em 2018, foi plagiado em Marvel Snap”, escreveu o artista, destacando ainda o silêncio do estúdio após várias tentativas de contato.
Today i found out that a fanart of Black Panther’s M’baku i did wayy back in 2018 was plagiarized in Marvel Snap.
What’s funny, is for the past few months ive been repeatedly emailing Marvel Snap asking if i can work for them with no response ever lol pic.twitter.com/FXmEDbXar1
— Jason(Jay) Kiantoro – C0mms open! (@thatjaykart) March 17, 2025
A acusação rapidamente ganhou repercussão no X, acumulando mais de 36 mil curtidas e 2 mil reposts até o momento da publicação desta matéria. A situação reacende um debate frequente na indústria dos games e da cultura pop sobre uso de fanarts e o respeito aos direitos autorais de artistas independentes.
Reincidência?
Vale lembrar que não é a primeira vez que Marvel Snap é acusado de se inspirar excessivamente em fanarts ou trabalhos de artistas independentes. Até o momento, o estúdio responsável pelo jogo ainda não se pronunciou oficialmente sobre as novas acusações.
Lançado em 2022, Marvel Snap se tornou um sucesso imediato entre os fãs de card games e do universo Marvel, com uma proposta de partidas rápidas e visuais chamativos. Mesmo após o hype inicial, o jogo segue recebendo atualizações e novos conteúdos, mantendo uma base fiel de jogadores.
Agora, o caso levanta questões importantes sobre direitos autorais na era dos jogos digitais e dos fanarts — especialmente quando plataformas e estúdios se inspiram diretamente no trabalho da comunidade.
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