Micron revela protótipo do primeiro SSD PCIe 6.0: até 27 GB/s de velocidade

Micron revela protótipo do primeiro SSD PCIe 6.0: até 27 GB/s de velocidade

A Micron revelou o protótipo funcional do primeiro SSD PCIe 6.0, com impressionantes 27 GB/s de velocidade

Esse SSD atinge praticamente o limite máximo de largura de banda possível com quatro linhas PCIe, mostrando um desempenho impressionante para um único PCB e unidade. A Micron apresentou esse protótipo ainda em estágio inicial de desenvolvimento, mas já é possível ver como a infraestrutura e os conceitos de centros de dados precisam evoluir rapidamente para acompanhar os avanços tecnológicos.

No ano passado, a empresa já havia falado sobre a possibilidade de chegar aos 26 GB/s, o que parecia uma grande conquista. Mas com esse protótipo, a realidade supera as expectativas.

Micron primer SSD PCIe 6.0 prototipo real.jpg

A apresentação desse modelo, realizada pela Astera Labs, incluiu o uso de um switch Scorpio P-Series, que suporta 64 linhas PCIe 6.0, conectando o SSD a uma GPU NVIDIA H100 com tecnologia Magnum IO GPUDirect Storage. Esse ambiente avançado mostra como o SSD pode transferir dados diretamente para a GPU, sem a necessidade de passar pela CPU, atingindo um throughput de 25,28 GiB/s (equivalente a 27,14 GB/s).

Perspectivas para o uso em centros de dados e PCs

Embora ainda faltem vários anos até que esses SSDs cheguem ao mercado de PCs, o destino inicial será o uso em centros de dados de alto desempenho, onde a demanda por processamento de grandes volumes de dados é crescente. A arquitetura já demonstrada com a NVIDIA H100 indica que esses SSDs PCIe 6.0 serão fundamentais para otimizar o armazenamento e melhorar a eficiência de processos, especialmente em aplicações de IA e grandes centros de dados.

No entanto, para os consumidores de PC, o caminho ainda é longo. A previsão é que os primeiros SSDs PCIe 6.0 para desktops não cheguem antes de 2027. Isso significa que, por enquanto, o PCIe 5.0 continuará dominando o mercado, enquanto o PCI-SIG já trabalha no desenvolvimento do PCIe 7.0, o que sugere que a evolução no armazenamento e transferência de dados será ainda mais acelerada nos próximos anos.

A revolução do PCIe 6.0 está apenas começando, mas seus primeiros passos já deixam claro o que podemos esperar do futuro da tecnologia de armazenamento de alta velocidade.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top