
Escassez artificial? Loja expõe como NVIDIA e parceiros estão inflando preços das RTX 50
Escassez artificial? Loja expõe como NVIDIA e parceiros estão inflando preços das RTX 50
A NVIDIA e suas parceiras AIBs (Add-in-Board Partners) – fabricantes que lançam suas placas com base na GPU fornecida pela empresa comandada por Jensen Huang – estão novamente no centro de uma controvérsia sobre preços de placas de vídeo.
Uma recente denúncia de um varejista revelou que a estratégia de oferta e demanda pode estar sendo manipulada para inflacionar os preços da linha RTX 50. Essa prática, já suspeitada na geração RTX 40, levanta questionamentos sobre a transparência da empresa e o impacto para os consumidores.
O que aconteceu? Loja revela esquema de preços
AIBs and Nvidia are purposely driving RTX 50 series prices up, retailer confirms
byu/EdzyFPS inpcmasterrace
A polêmica veio à tona após um cliente da loja britânica CCL Computers questionar o aumento repentino de preço da RTX 5070 e a escassez do produto logo após uma promoção. Em resposta, via e-mail, a loja confirmou que os fornecedores estavam repassando valores cada vez mais altos nos novos lotes, justificando o reajuste de preço.
O e-mail da CCL ainda destaca que a empresa tentou manter os preços iniciais, mas precisou ajustá-los conforme a demanda aumentava.
Manipulação da oferta para inflacionar preços?
Essa revelação reacende uma velha discussão: estaria a NVIDIA, junto com seus parceiros, criando uma escassez artificial para justificar preços mais altos? Segundo análises anteriores, essa prática já foi observada na geração RTX 40, com relatos de estoques limitados no lançamento e ajustes frequentes nos valores conforme a demanda crescia.
O impacto no consumidor e no mercado
A estratégia de limitação de estoque pode levar consumidores a pagar mais caro por um produto que, teoricamente, poderia ter um valor mais acessível. Além disso, o temor de novas tarifas e aumentos futuros faz com que muitos gamers e entusiastas corram para comprar uma GPU antes que o preço suba ainda.
O post no Reddit gerou inúmeros comentários, muitos apontando no sentido que essa realidade tem relação com o padrão de consumo, em que a busca frenética pelo upgrade, o mais rápido possível, faz com que empresas acabem aproveitando e cobrando mais.
“A longo prazo, essa situação toda só vai inflar ainda mais os preços.
Se as pessoas estiverem dispostas a pagar esses preços inflacionados, a NVIDIA vai ver isso e as próximas GPUs da série 60 vão ter preços de varejo ainda mais altos… e ainda vai ter preços inflacionados em cima disso também. E o ciclo vai continuar”, destacou um usuário.
Além do amplo domínio do mercado, em termos de market share, a NVIDIA soube, ao longo dos anos, posicionar sua marca num patamar de grife no segmento PC Gamer, uma “Gucci das placas de vídeo”. Esse posicionamento reforça o desejo e a impulsividade dos consumidores em adquirir os novos modelos baseadas em suas GPUs, o que contribui para que muitos aceitem pagar os preços que a empresa impõe.
O que você acha sobre essa questão? Comente abaixo.
Você também deve ler!
Gamers em segundo plano: o impacto da IA no mercado de GPUs e a escassez das RTX 50
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.