Placa de vídeo como SSD? Homem instala Crysis diretamente na memória da placa de vídeo

Placa de vídeo como SSD? Homem instala Crysis diretamente na memória da placa de vídeo

Quem acompanha o mundo dos games há algum tempo certamente se lembra de Crysis, um jogo que, desde seu lançamento em 2007, foi considerado à frente do seu tempo, principalmente na questão gráfica. Desenvolvido pela Crytek, o jogo se tornou um marco para testar os limites de hardware, especialmente placas gráficas, e virou até um meme para simbolizar se tal hardware daria conta do game. “Roda Crysis?”

O jornalista Yusuf Hatic, da GameStar, decidiu tentar uma façanha envolvendo o game. Usar parte dos 24 GB de VRAM da RTX 4090 como armazenamento, tomando lugar de um SSD, e instalar Crysis diretamente nesse unidade de armazenamento virtual.

Instalando o game diretamente na VRAM

1366 2000

Pode parecer estranho, mas é possível instalar e rodar um jogo diretamente na memória de uma placa gráfica. Para isso, Hatic utilizou uma ferramenta chamada GpuRamDrive, disponível no GitHub, que permite configurar parte da memória da GPU como uma unidade de armazenamento. Ele alocou 16 GB da VRAM para criar um disco virtual, deixando 8 GB livres para executar o jogo. A escolha do jogo? Claro, Crysis.

Por que Crysis Original e Não o Remaster?

Aqui surge um detalhe interessante: a versão remasterizada de Crysis, lançada em 2020, exige 20 GB de espaço livre, o que tornaria o teste inviável com os 16 GB alocados para o disco virtual. Por isso, Hatic optou pela versão original de 2007, que requer apenas 12 GB de armazenamento. Com isso, ele ainda tinha 4 GB de sobra e 8 GB de VRAM para rodar o jogo.

Funcionou? Sim, mas com uma ressalva

Após configurar o sistema e instalar o jogo, Hatic enfrentou um pequeno desafio: o tempo de carregamento. Foram necessários 15 minutos para que o jogo iniciasse após pressionar o botão “Jogar”. No entanto, o momento mais curioso foi quando as logos da Crytek e da NVIDIA apareceram na tela. Como ele mesmo brincou, era como se a GPU estivesse “se cumprimentando”.

Uma vez que o jogo começou, a performance foi impressionante: 253 frames por segundo (FPS), um número mais do que aceitável para esse jogo lendário. A experiência mostrou que, embora seja uma abordagem incomum, é tecnicamente possível rodar Crysis diretamente na GPU.

Você também deve ler!

‘Seu PC roda Crysis?’ O meme imortal sobre o game que impressionou uma legião de jogadores

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top